Hospital dá emprego a aluno de enfermagem que mora na rua

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Hospital dá emprego a aluno de enfermagem que mora na rua
Foto: arquivo pessoal / Igesp|Foto: AP Photo/Mike Groll

Um hospital particular de São Paulo contratou um estudante de enfermagem que passa por sérias dificuldades e está vivendo em situação de rua há 5 meses.

O baiano Alderico Ferreira de Jesus, de 57 anos, cola grau no próximo dia 28 e começa a trabalhar na semana que vem.

A contratação aconteceu depois de uma reportagem do UOL, contanto o drama de Alderico.

O caso foi postado nas redes sociais do padre e militante de direitos humanos Júlio Lancelotti e propostas de seleção para vagas começaram a aparecer.

Em uma delas, foi chamado para conversar no hospital de alta complexidade Igesp, da rede privada.

Presidente do hospital onde Alderico vai trabalhar, o médico Julio César de Machado Lobato contou que o estudante começa na semana que vem, em área administrativa, até estar apto, perante a lei, a exercer a enfermagem – só então ele poderá participar de seleção para esse tipo de vaga.

“Vimos a oportunidade de introduzir socialmente um cidadão. Quando a pessoa vai para a rua, a principal coisa que ela perde é a dignidade – e com o Alderico vimos que era possível fazer essa conquista de volta”, justificou.

Lobato disse que lamenta a falta de oportunidades, mesmo no meio empresarial, a pessoas em situação de vulnerabilidade como Alderico.

“Infelizmente, no nosso país, não se dão muitas oportunidades a essas pessoas; seria nossa chance de conseguir uma ‘medalha de ouro’ por outros méritos. No caso dele, nos chamou a atenção que era alguém disposto a entrar na área da saúde sem oportunidade alguma – só pela luta dele até aqui, já é um vencedor. Ele tem que ter uma chance”, disse Lobato.

E concluiu: “Para o nosso hospital, ter o Alderico vai ser um ganho, como vai ser para ele. Como ser humano, é a oportunidade também que a gente tem de botar o pé no chão e olhar para quem está embaixo – muita gente na rua só precisa de uma oportunidade, mas o preconceito, infelizmente, ainda é muito grande.”

História

Alderico conseguiu vaga em universidade privada, há cinco anos, graças ao Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Durante o curso ele trabalhava em uma entidade filantrópica como agente de acolhida e encaminhamento de pessoas em situação de rua a serviços públicos, mas foi demitido após sete anos de trabalho

A demissão aconteceu cinco meses do fim da faculdade. Quando o dinheiro acabou ele continuava sem emprego e foi despejado da casa onde morava, no extremo leste de São Paulo.

“Um emprego era tudo do que eu precisava; de repente eu estava em uma situação ruim, e agora me vejo mais seguro e preparado para a vida. Até minha autoestima subiu um pouquinho”, contou.

Com informações do UOL