Estudo de 30 milhões quer descobrir Alzheimer 20 anos antes

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Estudo de 30 milhões quer descobrir Alzheimer 20 anos antes
Foto: Alamy

Cientistas britânicos estão lançando um estudo de  7 milhões de libras, cerca de 30 milhões de reais, para ajudar a desenvolver um tratamento precoce contra o Alzheimer.

Eles querem diagnosticar a doença no estágio inicial, quando não há sintomas claros.

Isso pode significar uma revolução no tratamento de Alzheimer e bloquear o progresso da doença antes de causar danos irreparáveis para o cérebro.

O estudo

Cerca de 250 pessoas vão passar por 50 testes para detectar sinais precoces de demência para o estudo de “fenotipagem profunda e freqüente” sob o controle do Conselho de Investigação Médica (MRC).

Dispositivos portáteis vão medir mudanças no andar e mudanças sutis que afetam a visão.

O sangue e a urina também serão analisados para identificar os indicadores de doença de Alzheimer, conhecidos como biomarcadores.

Alguns voluntários estarão no grupo de risco em desenvolver a doença de Alzheimer devido a idade, genes, e desempenho em testes de memória, mas os outros voluntários não.

20 anos antes

O cientista e professor Simon Lovestone, da Universidade de Oxford, disse:

“Nós sabemos que a doença de Alzheimer começa muito antes de ser notada por quem tem, ou pelo médico. Estudos anteriores demonstraram alterações no cérebro 20 anos antes de surgirem os sintomas. Se pudermos identificar os biomarcadores presentes nesta fase muito precoce, teremos a oportunidade de tratar a doença mais cedo, o que é vital se quisermos evitar danos à memória das pessoas. “

Dr. Rob Buckle, diretor de programas de ciência no MRC, disse: “Os resultados poderiam mudar o jogo. Nosso objetivo é encontrar tratamentos que possam retardar, ou mesmo parar a progressão da doença de Alzheimer. “

O número de pacientes com demência poderá alcançar um milhões dentro de uma década. A doença já custa à economia mais de 26 bilhões de libras, em torno de 110 bilhões de reais.

O secretário britânico de Saúde, Jeremy Hunt declarou: “É a minha missão como secretário de Saúde para fazer este país o melhor lugar no mundo para obter um diagnóstico de demência e de apoio, bem como ser um líder global no esforço para encontrar uma cura. Este investimento extra é um passo vital pra realizar esse objetivo”.

Com informações do Daily Mail