App faz troca de sementes, mudas e alimentos entre vizinhos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para App faz troca de sementes, mudas e alimentos entre vizinhos
Foto: reprodução / Vimeo||

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

Um brasileiro está criando um aplicativo gratuito para que familiares e vizinhos que têm hortas possam trocar o excedente que produzem de verduras, legumes, frutas, mudas e sementes.

A ideia do gestor Anderson Porto, do Rio de Janeiro, é combater o desperdício e compartilhar alimentos como salsa, coentro, couve, alface, rúcula, mandioca, banana, maracujá, mamão, tomates…

O app é uma forma de fazer a troca sem ter que bater de porta em porta, com a possibilidade de compartilhar ideias com quem cultiva na cidade e assim criar uma rede solidária de alimentos.

A campanha pretende ainda estimular o plantio de novas hortas urbanas com o envio de sementes pelos Correios, junto com a orientação correta para o cultivo, para as pessoas aprenderem como germinar as sementes, como plantar, cuidar e colher.

E mais: aproximar esses novos agricultores de pessoas que já estejam plantando e colhendo.

Experiência

Anderson Porto desenvolveu  há 14 anos o portal Tudo Sobre Plantas, uma enciclopédia botânica online, pública e gratuita.

O projeto tem cerca de 20 mil inscritos no grupo de estudos e mais de 90 mil fãs no Facebook.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O aplicativo

Para desenvolver o aplicativo gratuito para celular e habilitar o cadastro de produtores e profissionais, Anderson abriu uma vaquinha eletrônica, o chamado crowdfunding, no Benfeitoria.com

“O crowdfunding é para financiar a construção de um aplicativo para celulares que possibilite indicar quais espécies a pessoa possui para doar e quais está em busca, como se fosse um “Tinder” – o aplicativo de encontros – só que de plantas”, disse Anderson em entrevista ao SóNotíciaBoa.

A meta é arrecadar quase R$ 37.500.

Veja como funciona:

Da redação do SóNotíciaBoa