Meditação reduz agressividade e depressão de alunos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Meditação reduz agressividade e depressão de alunos
Foto: Governo da Paraíba|Foto: Google

Ontem nós mostramos aqui no SóNotíciaBoa crianças e jovens da periferia de Olinda, em Pernambuco,  tiveram mudanças no comportamento, melhora no rendimento escolar e maior concentração e calma depois que começaram a fazer Yoga. Releia aqui.

Agora soubemos de uma professora de Cajazeiras, na Paraíba, que reduziu em 34% os comportamentos problemáticos na sala de aula – como agressividade, hiperatividade e tristeza/depressão – após aulas de meditação e equilíbrio emocional.

A prática foi implementada há 5 anos pela professora do 5º ano Cícera Maciel, graduada em Pedagogia e especialista e Mestre em Ciências da Educação.

Ela é da Escola Estadual Desembargador Boto de Menezes. Lá cerca de 30 alunos participam das aulas.

A ação começou a ser desenvolvida, depois que a professora observou o comportamento dos alunos e percebeu que precisava de algo que mantivesse a concentração deles direcionada ao aprendizado, por mais tempo.

“Os estudantes confidenciarem que não gostavam de leitura…chegaram até a expressar o distanciamento com a língua portuguesa e de odiarem leitura, principalmente a leitura de textos longos… com esse agravante tive que repensar toda essa problemática”, contou a professora em entrevista ao SoNoticiaBoa.

Cicera diz que os jovens chegam em casa e acabam refletindo outro comportamento, ficam mais calmos e dedicados ao bom convívio social. Na escola ra

“Com a Meditação a evolução foi surpreendente, a leitura está fluindo, o desempenho está melhorando… Eu enquanto professora me sinto realizada por tamanho feito”, comemora

As aulas

“As aulas são bastante dinâmicas, tratando de temas do cotidiano do próprio estudante como: medo, ansiedade, bullying, agressão, droga, entre outros temas desenvolvidos na sala de aula duas vezes por semana” explica.

Liga da Paz

Este projeto faz parte da Liga da Paz, uma iniciativa que pretende complementar as ações dos professores e ainda implementar uma cultura de paz dentro das escolas.

Este ano, além dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, a metodologia se estende aos estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, com conteúdo teórico e atividades psicopedagógicas ministradas por professores de Artes.

Ótima ideia para ser copiada em todo o país.

Com informações do GovernodaPB e SoNoticiaBoa.