Aluna vende brigadeiro e paga inscrição de outros no vestibular

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Aluna vende brigadeiro e paga inscrição de outros no vestibular
Foto: arquivo/pessoal

Uma lição de solidariedade e amor ao próximo.

Uma estudante de letras fez e vendeu doces para pagar a taxa de inscrição de jovens carentes para o vestibular.

Na bandeja tinha brigadeiro, “bicho de pé ( que é um brigadeiro, mas ao invés de Nescau, usa-se Nesquik) e beijinho, que é com coco”, contou Maris Malfate em entrevista ao SóNoticiaBoa.

Maris é aluna de letras da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, em SP. Em duas semanas ela conseguiu arrecadar R$ 2.400, dinheiro que garantiu a inscrição de 15 jovens carentes no vestibular da universidade.

Ela é professora voluntária do Proceu Conhecimento, um cursinho pré-vestibular gratuito voltado para estudantes de baixa renda que acontece em um local cedido pelo programa de Moradia Estudantil da universidade.

Maris descobriu que muitos dos seus alunos não haviam conseguido a isenção da taxa para fazer o vestibular da instituição, marcado para o dia 20 de novembro.

“Duas meninas chegaram chorando porque elas não tinham conseguido a isenção. Nós fizemos uma entrevista socioeconômica com cada um dos candidatos para que eles pudessem participar das aulas. São alunos que não têm condições”, conta a jovem.

A Unicamp oferece três modalidades de isenção da taxa: para candidatos de baixa renda, para funcionários da universidade e para candidatos aos cursos noturnos de licenciatura. Apesar disso, os estudantes do cursinho não se enquadraram em nenhuma das opções.

Dos 90 alunos do projeto, 15 não tinham como pagar a taxa de inscrição, no valor de 160 reais cada.

Foi a partir daí que a jovem professora teve a ideia de vender os doces na saída do bandejão da Unicamp.

E deu certo. Ela conseguiu o dinheiro para a inscrição dos alunos na última quinta-feira, e comemorou, em entrevista ao SóNotíciaBoa:

“Estou muito feliz por termos conseguido bater a meta! Com esse dinheiro, conseguiremos pagar a taxa do vestibular para esses 15 alunos e dar a oportunidade deles fazerem a prova. Assim que eu me sinto”, concluiu.

Maris contou que aguardava apenas que todos os beneficiados imprimissem seus boletos. Ela vai pagar e fazer as inscrições nesta segunda-feira, 29.

Vestibular 2017

O prazo de inscrição para o vestibular 2017 da Unicamp vai até 1º de setembro e deve ser feita exclusivamente pela internet no site da Comvest (Comissão Permanente de Vestibulares).

São oferecidas 3.300 vagas, distribuídas em 70 cursos da instituição.

A primeira fase acontece no dia 20 de novembro e a segunda fase, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017.

Com informações do UOL e SóNotíciaBoa