Brasileiros criam vacina contra dependência em cocaína e crack

Cientistas brasileiros criaram uma vacina para acabar com a dependência de cocaína.
O projeto, divulgado nesta segunda-feira, 05, está sendo desenvolvido há 2 anos.
O professor Angelo de Fátima, do departamento de Química Orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – um dos responsáveis pela pesquisa – disse eles estão desenvolvendo uma molécula que estimula a produção de anticorpos contra a cocaína no sistema imunológico.
“Esses anticorpos capturam a cocaína, impedindo-a de chegar ao cérebro, e reduzem os efeitos euforizantes da droga, o que leva o usuário a perder interesse” no seu consumo, explicou o acadêmico.
Angelo de Fátima lembrou que nos Estados Unidos há pesquisas nesse mesmo sentido, mas com moléculas diferentes.
“Nossa molécula é distinta da americana. A nossa carece da parte proteica”, declarou, sem revelar o nome da substância utilizada, porque ela “ainda não foi patenteada”.
Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial.
Diante disso, a vacina é uma estratégia promissora para o tratamento do vício.
Crack
A princípio, a vacina só será usada por pacientes altamente motivados a parar de tomar drogas, para a prevenção do abuso de cocaína por crianças e adolescentes, ou na luta contra o crack, diz Angelo Fátima.
Ainda não há previsão de quando a vacina chegará ao mercado.
Com informações da AFP e G1

Pílula contra menopausa acaba com calorão e suor noturno em 1 semana; aprovada no Reino Unido
Medicamento que atrasa progressão do diabetes tipo 1 é aprovado pela Anvisa
Veneno de sapo-cururu da Amazônia pode combater bactérias resistentes, descobre Butantan
Idoso volta a mexer as pernas no PR dois dias após receber a polilaminina; vídeo
Pesquisa brasileira reduz tumor em 99% e pode revolucionar quimioterapia
Cientistas desenvolvem bactéria que “come” o câncer: devora tumor de dentro para fora
Oscar 2026: veja quem são os 70 brasileiros que podem votar na premiação de Hollywood
Chef premiado de SP estreia programa sobre gastronomia, vinhos e famosos; vídeo
Decreto ‘Justiça por Orelha’ já está valendo: multa até R$ 50 mil por maus-tratos
Após pressão, prefeitura recua e centro comunitário do Padre Julio Lancellotti não será mais fechado
Filha liga da escola para o 190 e salva mãe de violência doméstica; padrasto preso
Leilões de imóveis para mulheres: Caixa tem lances a partir de R$ 52 mil