50 anos de Jornada nas Estrelas: 7 tecnologias copiadas da série

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 50 anos de Jornada nas Estrelas: 7 tecnologias copiadas da série

A visionária série de televisão “Star Trek – Jornada nas Estrelas” completou 50 anos este mês.

Meio século depois da transmissão do primeiro episódio, em 1966, podemos afirmar que muitas das “profecias tecnológicas” da série, criada por Gene Roddenberry, se transformaram em realidade, entre elas, o telefone celular, o computador pessoal, o tablet, as telas planas de TV e até a ressonância magnética.

Nada disso existia na época e alimentava a imaginação dos fãs da série.

A BBC listou 7 previsões tecnológicas da tripulação da USS Entreprise que pareciam impossíveis em 1966 e que hoje fazem parte da vida do homem moderno.

Leia, compare e veja as fotos abaixo:

1- Telefone celular

O telefone celular dourado (foto acima) do capitão Kirk – interpretado por William Shatner – era o máximo do sonho no tempo em que só havia telefone com fio… e poucas famílias tinham acesso a ele, de tão caro que era.

O inventor do celular, Martin Cooper, reconheceu abertamente que teve a ideia assistindo a um dos capítulos da série.

Foto: CBS/Getty

Foto: CBS/Getty

2- Computador pessoal

Na época da estréia de Star Trek os computadores eram enormes, caríssimos e parecia absurda a ideia de ter um computador pessoal, para usar no dia a dia.

Mas Roddenberry criou um mundo no qual os computadores eram fundamentais para muitas atividades da vida cotidiana. Eles estavam nas salas de reuniões e onde mais uma pessoa pudesse precisar.

Foto: CBS/Arquivo

Foto: CBS/Arquivo

3-Tablet

O capitão Kirk, Spock e outros personagens apareceram em alguns episódios usando um aparelho muito parecido com o que hoje conhecemos como tablet.

Os tripulantes da USS Enterprise usavam um lápis de plástico, semelhante à caneta que se usa em alguns modelos de tablets. E, claro, o tablet de Star Trek também tinha tela sensível.

O primeiro tablet foi lançado no mercado apenas em 1989, mas sem muito sucesso. Duas décadas mais tarde foi lançado o iPad, da Apple.

Foto: CBS/Getty

Foto: CBS/Getty

4- Tomografia e ressonância

O dr. McCoy, tinha um pequeno dispositivo que era capaz de realizar um diagnóstico sem precisar fazer cirurgias no corpo de uma pessoa.

O aparelho portátil foi uma espécie de previsão da criação da tomografia computadorizada, da ressonância magnética e de outros tipos de aparelhos de diagnóstico por imagens.

Só que o do filme cabia na palma da mão. Ainda não chegamos lá.

Foto: CBS/Getty

Foto: CBS/Getty

5- GPS

A turma de Star Trek usava uma espécie de GPS para localizar o caminho do teletransporte – infelizmente ainda não conseguimos nos desmaterializar e teletransportar como eles faziam… será questão de tempo?

O GPS usa sistemas de localização bem semelhantes aos usados pela máquina futurista idealizada por Roddenberry na década de 1960.

Foto: CBS/Getty

Foto: CBS/Getty

6- Memórias USB

Acumular dados em um dispositivo pequeno era uma ideia muito distante na década de 1960.

Na nave de Star Trek os tripulantes usavam pequenos discos quadrados e planos de 7 centímetros. Eles eram inseridos no computador central e serviam exatamente para guardar dados.

Foto: CBS/Getty

Foto: CBS/Getty

7- Telas planas gigantes

Os monitores dentro da USS Entreprise eram telas planas e grandes, um conceito revolucionário na época em que as telas dos aparelhos de televisão das casas tinham um tamanho reduzido, eram curvas e analógicas.

Podemos afirmar que Star Trek foi a série mais visionária de todos os tempos.

Com informações da BBC