Começa encontro de responsabilidade social: bem estar

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Começa encontro de responsabilidade social: bem estar
Foto: VertuMotors

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

O que fazer com o óleo que sobra das frituras? Como ter uma horta em um apartamento? Onde descartar meus resíduos eletrônicos?

As respostas para melhorar o meio ambiente, a qualidade de vida, a geração de emprego e renda e a qualidade ambiental estão na 12ª campanha da responsabilidade social do Uniceub, em Brasília, que começou nesta segunda-feira, 12 e vai até dia 19. (detalhes abaixo).

Mas melhorar como?

Resíduos eletrônicos

Na campanha os moradores podem entregar os resíduos eletrônicos produzidos em casa – celulares, carregadores, pilhas, baterias, interfones, monitores, secadores de cabelo, televisores e máquinas fotográficas que não funcionam.

Depois de entregues, eles viram emprego e renda para quem precisa.

As 2.000 unidades arrecadadas em cada campanha são doadas para a Estação de Metarreciclagem, uma ONG  de Val Paraíso de Goiás que capacita pessoas da comunidade em informática, mecatrônica e, com o desmonte de todos os eletrônicos vão para reciclagem e geram renda para trabalhadores.

Descarte de óleo

Os minicursos de produção artesanal de sabão e detergente trarão receitas práticas e rápidas de como transformar o resíduo óleo de cozinha em novos produtos e não contaminar o esgoto com o óleo, contaminação que encarece o tratamento do esgoto.

Quando lançado sem tratamento, cada litro de óleo pode contaminar até 1000 litros de água.

Horta em pequenos espaços

A campanha terá um minicurso de horta vertical para ensinar soluções simples e de baixo custo para se produzir em casa temperos e hortaliças orgânicos utilizando embalagens recicláveis e arranjos em espaços verticais.

Adote uma caneca

A média de copos plásticos utilizados por um funcionário, com expediente de oito horas, é de 700 unidades por ano.

O “Adote uma caneca” distribuiu 800 canecas nas campanhas anteriores, o que representa uma redução de cerca de 56.000 unidades de copos plásticos consumidos. Nesta edição serão distribuídas mais 350 canecas.

A  adoção é voluntária, já que o objetivo é que a decisão seja do indivíduo.

A campanha

Durante uma semana – de 12/09 a 17/09 – a população de Brasília vai poder discutir e refletir sobre questões que afetam a sociedade dentro e fora do campus.

Haverá atividades ao ar livre como uma caminhada ecológica e um croos fit sustentável para recreação com responsabilidade socioambiental, recolhimento de resíduos, reaproveitamento de resíduos e claro, exercício físico.

Esta campanha é para desenvolver atividades com a comunidade interna e externa e assim sensibilizar sobre a importância da responsabilidade individual para o bem estar coletivo e a qualidade ambiental.

Serviço

12ª Campanha de Responsabilidade Social do UniCEUB

  • Inscrições até 16/09
  • Data: de 12/09 a 17/09
  • Endereços:
  • SEPN, s/n – Asa Norte, Brasília – DF
  • Setor D Sul, Lote 3, Loja 1, Pistão Sul, Taguatinga – Brasília-DF – Campus I
  • QS 1 1/17 – Taguatinga, Brasília – DF – Campus II

Detalhes e programação aqui

Da redação do SóNotíciaBoa