Família retira mel sem perturbar abelhas: método inovador

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Família retira mel sem perturbar abelhas: método inovador
Foto: Flow Hive

Dois australianos criaram um método inovador e simples para recolher mel sem perturbar as abelhas que vivem na colmeia.

Cedar Anderson e o seu pai, Stuart adaptaram uma torneirinha à colmeia. É assim que funciona o Flow Hive.

“Sempre achei uma loucura termos que abrir a colmeia, partir os favos, sofrer picadas e perturbar todas as abelhas com fumo para obtermos o mel”, explica Cedar no vídeo divulgado no site da Flow Hive. (vídeo abaixo)

Assim, com ajuda do pai, Cedar desenvolveu uma colmeia especial que vem já com favos pré-fabricados que as abelhas usam para encher com cera e mel.

Quando o mel está pronto, um movimento mecânico abre os favos que escorrem o mel para as torneiras. Basta voltar a fechar os favos para que as abelhas regressem à sua rotina.

A colmeia vem também equipada com um painel transparente que permite observar as abelhas, perceber quando o mel está pronto e verificar o bom funcionamento da colmeia.

Vaquinha eletrônica

Depois de apurar e testar a sua invenção, a família, que vive da produção de mel há vários anos, fez uma campanha de financiamento coletivo, em 2015.

Na época Cedar Anderson e o seu pai pediam 70 mil dólares – 231,7 mil reais – para comercializar esta solução amiga das abelhas.

Em apenas oito semanas, pai e filho angariaram 12 milhões de dólares – quase 40 milhões de reais – e receberam 25 mil encomendas de 130 países.

Hoje o módulo Flow Hive básico pode ser encomendado online por cerca de 2.200 reais, mais taxas de envio.

Desde o lançamento oficial do produto, o negócio da família não tem parado de crescer e venceu, este ano, o prestigiado prémio Good Design Award de 2016, passando à frente de projeto de grande grupos como a Google.

A empresa de Cedar e Stuart conta já com 35 trabalhadores e três fábricas.

Com informações do BoasNotícias