Exame de sangue descobre câncer 10 anos antes de aparecer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Exame de sangue descobre câncer 10 anos antes de aparecer
Foto: 123RF|

Uma descoberta importante para previnir e tratar o câncer.

Cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido, desenvolveram um exame de sangue revolucionário que pode descobrir a doença 10 anos antes de ela aparecer, com seus primeiros sintomas.

E o diagnóstico precoce, todos sabem, pode permitir tratamentos eficazes e até cirurgias para evitar que o câncer se desenvolva.

O teste detecta a presença de mutações que levam ao desenvolvimento do câncer. O resultado sai no mesmo dia, em poucas horas.

Como

O que os cientistas procuram são células sanguíneas que perdem um tipo de proteína que ajuda outros tipos de proteína a se fixarem nas células.

Em pessoas saudáveis, a taxa de mutação dessas células é bem baixa. Porém, em pacientes com câncer, essa taxa se multiplica em mais de dez vezes.

Foto: Getty

Foto: Getty

“O teste pode ser comparado a um detector de fumaça porque quando uma casa pega fogo, não é isso o que o detector percebe, mas a fumaça. [No teste], o que aparece não é a doença em, mas seu sub-produto [a mutação]”, diz o Professor Gareth Jenkins, cientista líder da pesquisa.

Os primeiros testes foram feitos em pacientes com câncer de estômago, mas os pesquisadores garantem que a tecnologia pode ser aplicada a qualquer tipo de câncer.

Novos testes estão sendo realizados, agora com pacientes com câncer no pâncreas.

O exame custará cerca de 150 reais e deve estar disponível para o público em 5 anos.

 

Com informações do NZHerald