Criada bebida alcoólica que “não dá ressaca nem lesiona fígado”

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Criada bebida alcoólica que “não dá ressaca nem lesiona fígado”
Foto: Thinkstock|

Será possível ter uma bebida alcoólica que não dá ressaca, nem lesiona o fígado?

Um cientista britânico afirma que sim! Ele diz ter descoberto um novo tipo de álcool sintético que poderá permitir bebedeiras sem as tradicionais dores de cabeça no dia seguinte.

A nova substância, batizada de alcosynth, é resultado do trabalho do químico David Nutt (foto abaixo), do Imperial College de Londres, e, ironicamente, ex-consultor do governo do governo britânico para assuntos ligados a drogas.

Segundo Nutt, o alcosynth simula os efeitos positivos do álcool, sem seus efeitos colaterais.

Ele ainda diz que o alcosynth tem um “limite de segurança” que impede o usuário de ficar bêbado demais.

“Acreditamos que, depois de quatro ou cinco drinques, o efeito se estabilizará e evitará que alguém se mate ou fique muito enjoado”, explica Nutt.

O cientista diz ter patenteado 90 diferentes compostos usando a substância.

Dois deles estão agora sendo testados para uso disseminado, e o acadêmico afirma acreditar que até 2050 o alcosynth terá substituído o álcool convencional.

“Você poderá ter o prazer de tomar um coquetel sem danificar seu fígado e coração. Eles (os compostos) combinam muito bem com mojitos ou com um Tom Collins”, explicou Butt em entrevista à BBC, referindo-se aos drinques tradicionalmente feitos com rum e gim.

Como

O cientista e sua equipe estudaram substâncias cujos efeitos no cérebro se assemelham aos do álcool para produzir a droga que, afirmam, é atóxica.

“A relação entre o álcool e o cérebro já é bem compreendida há 30 anos. Sabemos onde os efeitos positivos do álcool são mediados no cérebro, e podemos imitá-los. Sem tocar as áreas ruins, também não temos os efeitos ruins.”

Defensores do alcosynth acreditam que ele poderá revolucionar a saúde pública, mais precisamente pela redução dos gastos com o tratamento de males provocados pelo consumo de álcool.

De acordo com ONGs britânicas, o alcoolismo é a terceira maior causa de doenças no país depois do tabagismo e da obesidade.

Experimentos anteriores com o alcosynth usaram um derivado do benzodiazepan, um tipo de tranquilizante, mas as novas substâncias, segundo Nutt, não contêm o produto.

O cientista ficou famoso em 2009 ao ser demitido do cargo de consultor governamental ao declarar que consumir ecstasy era menos perigoso que andar a cavalo.

David Nutt - Foto: Imperial College

David Nutt – Foto: Imperial College

Ceticismo

“É uma ideia interessante e seria ótimo para que a força de trabalho não sofresse de ressaca e fosse mais eficiente, mas ainda está muito no começo para comentarmos”, disse um porta-voz do Ministério da Saúde, embora a autarquia tenha se mostrado receptiva a financiar futuros estudos.

 

A indústria do álcool, naturalmente, mostrou ceticismo diante do alcosynth.

Em entrevista ao jornal The Independent, o presidente da Associação de Bares do Reino Unido, Neil Williams, disse que a nova substância não é necessária, já que existem “outras maneiras de evitar ressaca”.

“Há uma série de drinques de menor teor alcóolico, como cervejas. Todos bebemos beber com moderação para evitar ressacas”, afirmou.

Com informações da BBC