Lar de idosos com Alzheimer vira vila dos anos 1930: tecnologia

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Lar de idosos com Alzheimer vira vila dos anos 1930: tecnologia
Foto: divulgação|

Um lar para idosos com Alzheimer, em Ohio, nos EUA, ganhou alta tecnologia e foi transformado em uma encantadora vila dos anos 1930 para proporcionar uma estadia mais agradável aos pacientes.

Em vez de quartos, cada morador recebe uma “casa”, como se estivesse em uma pequena rua calma do interior, que lembra os bairros onde muitos deles cresceram.

Em vez de um teto chato, eles olham para cima e veem um céu digital que escurece no final do dia para ajudar a manter seus relógios biológicos em sintonia.

Durante todo o dia, sons da natureza e aromas frescos como hortelã-pimenta ou cítricos são canalizados por meio do carpete que lembra grama.

O belo trabalho, para dar experiências peculiares e agradáveis aos pacientes e minimizar seus conflitos habituais, foi feito por Jean Markesh, diretor executivo desse lar.

A ideia dele era proporcionar um mergulho no tempo e na natureza aos ‘moradores’ do lar. E conseguiu!

Além de muita paciência, compreensão e conhecimentos de enfermaria, o ambiente em que o paciente se encontra pode fazer toda a diferença em como ele lida com sua própria mente.

No lar de idosos Lantern, dona Norma, de 92 anos diz todos os dias – em torno das 17h30 – que precisa ir embora para cuidar de sua mãe (já falecida).

Já o seu Walter, exige que seu café da manhã seja servido às 19h30, diariamente.

Fotos: divulgação

Fotos: divulgação

Mudar tratamento

Makesh quer mudar a forma como pensamos sobre o ‘fim do jogo’ para quem tem demências graves, como o Alzheimer.

Ele diz que uma das maiores frustrações dos idosos são os conflitos criados em ambientes artificiais e horários que não correspondem mais à sua rotina antiga.

Os ‘profissionais’ dos lares, por outro lado, tentam resolver isso administrando medicamentos antipsicóticos e antiansiedade aos pacientes. A partir de então, esses idosos deixam de receber o engajamento que seus cérebros precisam para prosperar.

Projetos como o do lar Lantern mostram que uma estratégia de ambiente aliado aos aromas pode ajudar as pessoas a reaprenderem a cuidar de si mesmas e a ter gosto pela vida!

“Em cinco anos, vamos [ser capazes de] reabilitar nossos pacientes de forma que eles possam viver independentes em nosso ambiente. Em 10 anos, poderemos enviá-los de volta para casa.”, disse ele, entusiasmado.

Outras unidades

Depois de testar o conceito inovador na unidade de Madison, em Ohio, Makesh está abrindo dois novos locais este ano.

Veja como ficou o lugar:

Youtube tumbnail video

Acesse aqui a fanpage do Lar Lantern

Com informações do upworthy.com e TheGreenestpost