Ciência descobre remédio natural para tirar bafo de alho

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ciência descobre remédio natural para tirar bafo de alho
Foto: Thinkstock|

O alho é bom para reduzir risco de câncer –  de estômago, esôfago e cólon – e para diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Mas o bafo que ele deixa pode durar até 24 horas e acabar com qualquer paixão…

Qual a melhor forma de acabar com o problema usando produtos naturais? Duas pesquisadoras do Departamento de Ciências e Tecnologias dos Alimentos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos foram buscar a resposta.

Para combater o mau hálito provocado pelo alho, as pesquisadoras testaram chá verde, folhas de hortelã (spearmint ou Mentha spicata), maçãs e alfaces, consumidas de diferentes formas.

As folhas de hortelã, por exemplo, foram analisadas cruas e no uso para bebida; as maçãs, cruas, quentes e no suco; e a alface, crua e quente.

No primeiro experimento, os participantes mastigaram, durante 25 segundos, três gramas de alho. Depois ingeriram algum dos “remédios naturais” mencionados anteriormente.

As pesquisadoras então mediram a concentração dos voláteis.

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Hortelã venceu

A conclusão do experimento é que, para eliminar o mau hálito provocado pelo alho, nada é melhor que mastigar hortelã.

A pesquisa mostrou que a maçã crua, a alface também crua e as folhas de hortelã reduziram significativamente todos os compostos voláteis do mau hálito deixado pelo alho.

“As folhas de hortelã, contudo, tiveram um maior nível de desodorização quando comparadas à maçã e ao alface”, explica o estudo.

Mirondo e Barringer revelaram que todos os materiais analisados tiveram algum tipo de efeito positivo, menos o chá verde.

Os sucos de maçã e hortelã, porém, não foram tão eficazes quanto os mesmos produtos consumidos de forma triturada.

Uma possível explicação é que os alimentos crus contêm não apenas as enzimas que eliminam o cheiro, mas também compostos capazes de destruir os elementos voláteis.

Com informações da BBC