Chile libera remédio à base de maconha: contra esclerose

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Chile libera remédio à base de maconha: contra esclerose
Foto: iStock | MaguiDomnguez

O Chile liberou a venda de um medicamento produzido com maconha, mesmo com a venda da erva proibida no país.

É o Sativex, remédio para tratar a esclerose múltipla e controlar os espasmos musculares associados.

Ele teve permissão do Instituto de Saúde Pública (ISP) do Chile e será o primeiro comercializado regularmente em farmácias do país.

O preço é salgado. O remédio terá um custo aproximado de US$ 1.500 – mais de R$ 4.800.

Ele será importado e distribuído por um laboratório que apresentou em março a documentação ao ISP para obter a permissão de venda, que será efetuada mediante receita retida e com controle de estoque.

“O registro sanitário do Sativex foi aprovado já que ele cumpre todos os requisitos regulamentares de qualidade e já demonstrou sua segurança e eficácia para a indicação solicitada”, declarou Alex Figueroa, diretor do ISP, no comunicado.

Decreto
A venda de medicamentos produzidos com cannabis foi autorizada em dezembro passado pela presidente Michelle Bachelet após um decreto que legalizou a elaboração e comercialização desse tipo de fármaco.

“Esta é a melhor alternativa dentro das que se tem como terapia da dor, mas sempre sob supervisão médica por ser um psicotrópico”, explicou o vice-ministro de Saúde, Jaime Burrows.

O ISP autorizou há dois anos a entrada do Sativex no Chile para o caso excepcional de uma mulher que tem lúpus e câncer de mama.

Com informações do G1 e AFP