ONG arrecada bikes usadas, recupera e doa a carentes

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para ONG arrecada bikes usadas, recupera e doa a carentes
Foto: Rodas da Paz

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

Você tem uma bike usada, que está encostada, sem uso, quebrada, atrapalhando naquele cantinho da casa?

Então você pode fazer um bom uso dela: doar para a ONG Rodas da Paz recuperar e distribuir para crianças e adultos carentes.

E pode doar quebrada mesmo, disse ao SóNotíciaBoa a presidente da Rodas da Paz, Renata Florentino.

“A gente recebe as bikes nas condições que estiverem, repassa para um mecânico parceiro fazer o conserto e a gente doa em boas condições”, contou.

Depois de serem recuperadas, as bicicletas são doadas para alunos da área rural e várias instituições sociais.

A outra parte é encaminhada, no final do ano, para os Correios, que procuram atender às cartas enviadas ao Papai Noel.

“A maior parte [das doações] costuma ser de modelo infantil, porque os pais costumam dar bicicletas maiores para seus filhos no fim do ano e doam as antigas, que são menores”, lembrou Renata.

Peças

Algumas bikes já tiveram suas peças aproveitadas para a criação de bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência.

Outras ainda são utilizadas em projetos de geração de renda, como em cursos de mecânica básica oferecidos a comunidades carentes.

Há 14 anos a ONG promove a a campanha “Doe Bicicleta”. Cerca de 5 mil bikes já passaram pelo projeto, são cerca de 500 por ano.

Onde doar

As doações foram recebidas neste fim de semana, 14 e 15, na Estação Centra do Metrô de Brasília, na Rodoviária do Plano Piloto, mas elas continuam na página do Rodas da Paz.

O programa Metrô Solidário fará a doação de cinco (5) bicicletas, que ficaram por mais de 180 dias no Setor de Achados e Perdidos da Estação Galeria.

“Estamos fazendo a nossa parte e queremos incentivar que a população também contribua, procurando a ONG durante todo o ano para esse tipo de doação”, afirmou o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.

Desde o ano passado, o último carro do trem do metrô de Brasilia é reservado a passageiros que usam as bikes como meio de transporte.

O número é ilimitado aos domingo, mas, de segunda a sexta, são permitidas cinco bicicletas por carro no horário de pico.

Serviço
Campanha “Doe Bicicleta”
Local para doação: no Metrô de Brasília
dia 14/10 – Estação Central – 9h às 17h
dia 15/10 – Estação Central – 10h às 18h
Rodas da Paz