Hospital abre vagas gratuitas para treinar cuidador de idoso

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Hospital abre vagas gratuitas para treinar cuidador de idoso
Foto: AgênciaBrasil

O Brasil tem pelo menos 28 milhões de idosos, mas poucos cuidadores treinados para atendê-los.

É isso que pretende fazer o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais: capacitar novos cuidadores.

A UFMG começa a receber, na próxima sexta-feira, 21, inscrições para o curso fundamentos do cuidado com o idoso frágil: programa cuidador de idosos, oferecido em parceria com a Fundação Unimed e o Ministério Público de Minas Gerais.

Trata-se de formação na modalidade de ensino a distância (EAD), totalmente gratuita.

A capacitação terá carga horária de 60 horas, divididas em 16 unidades de aprendizagem, tutoria, fóruns, chats e palestras, buscando qualificar os alunos para atender as demandas específicas dos idosos.

O médico geriatra Edgar Nunes de Moraes, coordenador do Ambulatório de Geriatria do HC-UFMG e do curso de EAD, explica que a iniciativa está relacionada ao envelhecimento da população brasileira.

“O foco é tanto o cuidador familiar quanto o profissional. A estimativa, hoje, é de 28 milhões de idosos no Brasil. Por ano, entram na velhice de 700 a 1 milhão de pessoas. É uma população que está crescendo rapidamente. As políticas públicas não estão preparadas para esse novo fenômeno demográfico”, conta.

O fluxo de entrada no curso será contínuo, e o aluno terá três meses para concluí-lo a partir do momento da inscrição.

Todos que se inscreverem receberão gratuitamente o kit Cuidador de idosos frágeis, que inclui livro e guias sobre os cuidados na terceira idade.

Clique aqui para fazer sua inscrição, a partir de sexta-feira, 21.

Com informações do Bhaz