Grande chuva de estrelas cadentes iluminou a madrugada

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Grande chuva de estrelas cadentes iluminou a madrugada
Foto: Pixabay

Uma chuva de estrelas cadentes pôde ser vista esta madrugada. Foram de 10 a 20 meteoros por hora.

O fenômeno, chamado Orionídeos, é uma das melhores chuvas de meteoros do hemisfério Sul e poderá ser observado por quem estiver em condições ideais.

A Orionídeas tem este nome porque parece vir da constelação de Orion. Na verdade, os meteoros são originários de detritos do cometa Halley, que entram na atmosfera terrestre a grande velocidade.

A Terra passa por rastros deste cometa duas vezes ao ano, sendo que a primeira passagem ocorre no mês de maio.

A que horas

O ápice da chuva de meteoros aconteceu a partir das 2h da madrugada, no entanto, o melhor horário para observá-la foi de uma hora antes do amanhecer.

De acordo com o astrônomo Gustavo Rojas, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), esta chuva foi melhor para os brasileiros do que a famosa Perseidas, que ocorreu no mês de agosto.

É que os meteoros se originam de um ponto melhor do céu para nós do hemisfério Sul.

Para onde olhar

“Deve-se olhar para um pouco abaixo da constelação de Orion, onde estão as Três Marias. Essa constelação aparece no horizonte leste (direção contrária ao pôr do sol) e vai ficando mais alta com o passar do tempo. O melhor horário para observar a chuva de meteoros é cerca de 1 hora antes do amanhecer”, diz Rojas.

O astrônomo, contudo, fez um alerta: se você mora em uma região muito urbanizada, será difícil ver qualquer meteoro por causa da luminosidade.

A melhor chance é ir para um local com pouca luz artificial e ser paciente com a chuva.

Com informações do UOL