Brasileiros ganham prêmio de sustentabilidade na Alemanha

Dois brasileiros ganharam um prêmio sustentável internacional.
Os mestrandos Marina Demaria Venâncio, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Hani Rocha El Bizri, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), estão entre os 25 vencedores da 8ª edição do Green Talents Award.
O prêmio é realizado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha para promover uma plataforma na qual cientistas de diferentes partes do mundo desenvolvam e compartilhem projetos de ciência e desenvolvimento sustentável.
Foram selecionados entre 757 candidatos de 104 países. A dupla brasileira passará duas semanas na Alemanha participando do Fórum Internacional para Iniciativas de Alto Potencial em Desenvolvimento Sustentável.
Lá eles qual poderão conhecer diversos laboratórios e profissionais especializados em ciência e sustentabilidade, além de participar de workshops e compartilharem ideias com os outros 23 participantes.
Durante o evento Venâncio e Bizri terão ainda a oportunidade de conhecer institutos alemães especializados em suas áreas de atuação, onde farão um estágio de três meses em 2017.
Agroecologia
Com apenas 23 anos, Marina Demaria Venâncio é uma das vencedoras mais jovens do Green Talents Awards.
A estudante começou a se interessar por direito ambiental durante a graduação, ao longo da qual se dedicou a pesquisar biodiversidade, impactos ambientais e agricultura sustentável e mudanças climáticas, tema pelo qual se apaixonou e continuou a estudar.
Ela trabalha com um tema chamado de agroecologia, que trata da agricultura a partir da perspectiva de um ecossistema sustentável.
Em sua pesquisa, ela analisa as políticas públicas feitas em relação a esse assunto.
“No Brasil temos uma contradição muito grande. Apesar de boa parte da nossa agricultura ser familiar, há muito incentivo ao agronegócio”, afirmou a estudante à Galileu.
“É importante que quem desenvolve trabalhos sustentáveis tenha voz. Quando isso ocorre, o impacto é positivo e reflete no campo, na nossa alimentação e nossa relação com os alimentos.”
Sustentabilidade na caça
Hani Rocha El Bizri, de 29 anos, tem mestrado em Saúde e Produção Animal na UFRA e é pesquisador associado do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).
Ele colabora com a organização desde a graduação em ciências biológicas, período em que teve contato com o estudo da biologia da conservação com foco na melhoria do bem-estar humano, área na qual decidiu se especializar.
A pesquisa de Bizri tem foco na subsistência da caça na Amazônia.
Ao longo dos últimos anos, o mestrando e seus colegas do IDSM perceberam que a caça deixou de ser sustentável para as comunidades amazônicas.
Como a maior parte delas vive isolada dos grandes centros, depende dos recursos da natureza para sobreviver.
“Os moradores locais dependem dos recursos das matas e dos rios para se alimentar, produzir em pequena escala e vender”, explicou o pesquisador em entrevista à Galileu.
“Temos um problema de conservação dos animais e, principalmente, de segurança alimentar.”
Com informações da Galileu

Força Nacional vai proteger aldeias Guarani Kaiowá que sofreram ameaças e violência política
Cearense de 24 anos conquista ouro em competição mundial de Física e bate recorde brasileiro
Filha de faxineira vira médica no mesmo hospital onde a mãe trabalha há 23 anos
Cenoura está de volta! Personagem de Matheus Nachtergaele retorna em Cidade de Deus após 24 anos
Desemprego cai para 5,2% no Brasil, menor nível da história, e número de trabalhadores bate recorde
Exército do Lula inspira movimentos na França, Espanha e Argentina e dobra de tamanho em 2 dias
Vacina contra câncer de pâncreas ativa defesa do organismo em 99% dos pacientes em estudo
Halloween: enfermeiras fantasiam bebês internados na UTI para alegrar os pais; fotos fofas
Petrobras faz 3ª descoberta de petróleo na Foz do Amazonas, na costa do Amapá
Um CPF para essa gringa! Ela samba na cozinha do Canadá para desfilar no Carnaval do Rio; vídeo
Kobra inaugura mural gigante em homenagem a Ayrton Senna no Autódromo de Interlagos; vídeo