Brasileiros ganham prêmio de sustentabilidade na Alemanha

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileiros ganham prêmio de sustentabilidade na Alemanha
Fotos: divulgação

Dois brasileiros ganharam um prêmio sustentável internacional.

Os mestrandos Marina Demaria Venâncio, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Hani Rocha El Bizri, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), estão entre os 25 vencedores da 8ª edição do Green Talents Award.

O prêmio é realizado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha para promover uma plataforma na qual cientistas de diferentes partes do mundo desenvolvam e compartilhem projetos de ciência e desenvolvimento sustentável.

Foram selecionados entre 757 candidatos de 104 países. A dupla brasileira passará duas semanas na Alemanha participando do Fórum Internacional para Iniciativas de Alto Potencial em Desenvolvimento Sustentável.

Lá eles qual poderão conhecer diversos laboratórios e profissionais especializados em ciência e sustentabilidade, além de participar de workshops e compartilharem ideias com os outros 23 participantes.

Durante o evento Venâncio e Bizri terão ainda a oportunidade de conhecer institutos alemães especializados em suas áreas de atuação, onde farão um estágio de três meses em 2017.

Agroecologia

Com apenas 23 anos, Marina Demaria Venâncio é uma das vencedoras mais jovens do Green Talents Awards.

A estudante começou a se interessar por direito ambiental durante a graduação, ao longo da qual se dedicou a pesquisar biodiversidade, impactos ambientais e agricultura sustentável e mudanças climáticas, tema pelo qual se apaixonou e continuou a estudar.

Ela trabalha com um tema chamado de agroecologia, que trata da agricultura a partir da perspectiva de um ecossistema sustentável.

Em sua pesquisa, ela analisa as políticas públicas feitas em relação a esse assunto.

“No Brasil temos uma contradição muito grande. Apesar de boa parte da nossa agricultura ser familiar, há muito incentivo ao agronegócio”, afirmou a estudante à Galileu.

“É importante que quem desenvolve trabalhos sustentáveis tenha voz. Quando isso ocorre, o impacto é positivo e reflete no campo, na nossa alimentação e nossa relação com os alimentos.”

Sustentabilidade na caça

Hani Rocha El Bizri, de 29 anos, tem mestrado em Saúde e Produção Animal na UFRA e é pesquisador associado do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).

Ele colabora com a organização desde a graduação em ciências biológicas, período em que teve contato com o estudo da biologia da conservação com foco na melhoria do bem-estar humano, área na qual decidiu se especializar.

A pesquisa de Bizri tem foco na subsistência da caça na Amazônia.

Ao longo dos últimos anos, o mestrando e seus colegas do IDSM perceberam que a caça deixou de ser sustentável para as comunidades amazônicas.

Como a maior parte delas vive isolada dos grandes centros, depende dos recursos da natureza para sobreviver.

“Os moradores locais dependem dos recursos das matas e dos rios para se alimentar, produzir em pequena escala e vender”, explicou o pesquisador em entrevista à Galileu.

“Temos um problema de conservação dos animais e, principalmente, de segurança alimentar.”

Com informações da Galileu