Cientistas descobrem alimentos que cortam o fedor do pum

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas descobrem alimentos que cortam o fedor do pum
Foto: Pin It
Todos sabem que comer proteína piora o cheiro do pum. Mas quais alimentos podem neutralizar o fedor que envergonha a gente no trabalho, em casa, na escola… ao lado da namorada (o)?Cientistas da Universidade de Monash, na Austrália, foram atras dessas respostas.A pesquisa acaba com uma série de lendas sobre a origem dos puns fedidos, e traz algumas dicas valiosas.

A grande responsável pelo cheiro horrível do “número 3”, segundo o estudo, é a proteína, quando ingerida em excesso.

A pesquisa

Os cientistas analisaram a composição do cocô de sete participantes saudáveis – parte deles tinha uma dieta rica em proteínas (ovos, carne, leite) e o resto comia carboidratos (pães, cereais) ou fibras (vegetais, frutas, legumes).

Os cientistas fizeram isso porque já sabiam de antemão que os puns mais fedidos têm um composto específico: o sulfeto de hidrogênio, que deixa qualquer pum insuportável.

O estudo foi focado em perceber quais dietas estimulavam a produção dessa substância.

Resultado

Nos cocôs de quem comia mais proteínas, a concentração do composto era sete vezes maior do que aqueles que tinham dietas ricas em carboidratos.

A conclusão é simples: a dieta do “frango com batata doce para ficar monstrão” cria os puns mais fedorentos.

Menos fedido

Já quem ingeria na pesquisa muitas frutas, legumes e vegetais (ou seja, fibras) tinha uma produção de sulfeto de hidrogênio 75% menor do que a turma da proteína.

E, claro, a avó estava certa: vegetais, frutas e legumes fazem bem para o seu intestino.

Não é que as fibras e os carboidratos acabem o problema – na realidade, esses nutrientes aumentam o número de puns, porque contribuem para a fermentação das bactérias intestinais, cujo produto são gases.

Só que a maioria dessas flatulências não tem um cheiro tão forte, já que as fibras absorvem a água do intestino, o que dificulta bastante a produção de sulfeto de hidrogênio pelas bactérias.

Então já sabe, antes de namorar abuse das fibras! 🙂

Com informações da Super