Praia acessível realiza sonho de mil pessoas com deficiência

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Praia acessível realiza sonho de mil pessoas com deficiência
|

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

Brasileiros com deficiência e baixa mobilidade, que sonhavam em ir à praia, tomar banho de mar e sentir a areia nos pés, estão conseguindo viver esses prazeres.

Depois do Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Pernambuco, agora o Projeto Praia Acessível realiza sonhos nos Ceará.

Em 8 meses de projeto, completados esta semana, mais de mil pessoas com algum tipo de deficiência foram atendidas gratuitamente em Fortaleza.

“É totalmente gratuito e sem burocracia. Chegou, usou”, garantiu o coordenador do projeto Luiz Carlos Machado, em entrevista ao SóNotíciaBoa.

Experiência única

Dona Ana, de 81 anos, tem Alzheimer e mobilidade reduzida. Este ano ela reviveu sensações e relembrou momentos da juventude por alguns minutos.

Acomodada em uma das cadeiras anfíbio do Projeto Praia Acessível, ela queria apenas admirar a imensidão do mar e a beleza das ondas.

Timidamente pediu para chegar mais perto… e deu um sorriso aos instrutores que lhe acompanhavam, sinalizando que queria entrar no mar.

A filha deela, a costureira Djana, acompanhou tudo e se emocionou.

“É uma alegria a mais para ela, e pra gente uma realização de vê-la feliz. Nós não saímos muito de casa. Ela gostava do mar, mas por causa dos problemas da saúde, ficou sem vontade de sair de casa. Sempre insistimos para trazê-la, mas agora deu certo”, disse.

Bruno, 24 anos, que perdeu os movimentos das pernas após ser atingido por uma bala perdida há três anos, só conseguia chegar até a faixa de areia.

Agora ele pode sentir a onda quebrando sob ele e admirar o litoral de dentro d’água.

“É uma sensação inexplicável. Sinto-me vivo, relaxado e esqueço os problemas quando sou abraçado pelo mar”, falou.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O projeto

Para atender à população, o Projeto Praia Acessível de Fortaleza tem cadeiras anfíbias modernas e uma equipe especializada de bombeiros, guarda vidas, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos e técnicos da secretaria de turismo.

O projeto funciona no Aterrinho da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema.

“No período de baixa estação trabalhamos de quarta a domingo das 09H00 as 14H00, em dezembro e janeiro vamos funcionar todos os dias da semana no mesmo horário”, lemboru Luiz Carlos Machado.

Da redação do SóNotíciaBoa