Moradores limpam pichações de manifestantes em Brasília

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Moradores limpam pichações de manifestantes em Brasília
Fotos: Daniel Zukko|Fotos: Daniel Zukko|Foto: reprodução / Metrópoles|

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

“Queremos o museu limpo novamente”. Este é o nome da ação deste sábado, às 16h, convocada por amigos, moradores de Brasília, para limpar o Museu da República.

A obra de Oscar Niemeyer foi pichada por vândalos infiltrados nas manifestações democráticas da última terça-feira, 29, na Esplanada dos Ministérios, contra a PEC do Teto dos Gastos.

O prédio, pintado originalmente de branco, ganhou frases como “Fora Temer”, “Fora Pec da morte”, e “Em defesa da escola pública”, entre outras.

Para a ação de limpeza, os amigos e apaixonados por Brasília, Daniel Zukko e João Amador, convidam as pessoas a levarem tinta branca e rolo para se unirem a eles na pintura.

“A nossa ideia é fazer um trabalho de formiguinha. A gente foi lá e fez um pequeno pedaço, simbólico. É a nossa contribuição e a gente espera que outras pessoas se inspirem nisso também”.

Primeira limpeza

24 horas após a pichação o jornalista Daniel Zukko, do canal Minha Brasilia, e publicitário João Amador, da página Histórias de Brasília, gravaram um vídeo pintando as paredes de branco e postaram nas redes sociais. (Assista abaixo)

Como sempre, a ação deles foi elogiada por várias pessoas, e criticada por algumas.

Daniel Zukko explicou ao SóNotíciaBoa que não é contra manifestações.

“A gente defende todas as manifestações mas enxerga que elas tem que ser feitas de forma pacífica, de forma que a gente consiga levar a nossa posição sem perder a razão”, disse.

Mas criticou a depredação e pichação dos monumentos.

“A gente entende que o patrimônio precisa ser preservado. Ele está na Esplanada dos Ministérios, que gera turismo, dinheiro, emprego, imposto… então, não só uma parede branca. É muito mais que isso. Descontar as frustrações e as raivas, que são extremamente justas, nos monumentos da cidade é desnecessário”.

“Se todo mundo fizer sua parte a gente vai perceber que não precisa quebrar nada, destruir a cidade, que é um bem público, vai ser recuperado com dinheiro público… Então protestar contra um gasto “gastando”, acho que não faz muito sentido”.

Só o MEC calculou em R$ 170 mil o prejuízo com a invasão do prédio e a depredação feitas na ultima terça-feira.

Foto: reprodução / Metrópoles

Foto: reprodução / Metrópoles

 

João Amador e Daniel Zukko - Foto: Daniel Zukko

João Amador e Daniel Zukko – Foto: Daniel Zukko

Assista ao vídeo do momento da primeira limpeza:

Da redação do SóNotíciaBoa