Amor traz mais felicidade do que dinheiro, comprovam cientistas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Amor traz mais felicidade do que dinheiro, comprovam cientistas
Fotos: THINKSTOCK

O que vale mais pra você: amor ou dinheiro? E qual deles te deixa mais feliz?

Um estudo feito pela London School of Economics, no Reino Unido, mostrou que ter uma boa saúde mental e estar em um relacionamento deixam as pessoas mais felizes do que terem seus salários dobrados.

A pesquisa analisou as respostas de 200 mil pessoas de Austrália, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos sobre os fatores que mais influenciam sua sensação de bem-estar.

Sofrer de depressão ou ansiedade é o que mais impacta negativamente os participantes, enquanto ter um parceiro ou parceira foi o que mais aumentou sua felicidade.

Comparação

Em uma escala de um a dez, dobrar o salário de alguém eleva sua felicidade em menos de 0,2, segundo o estudo.

“As pessoas se importam mais com sua renda em comparação com as dos outros, do que com “como isso as afeta”.

Já estar em um relacionamento triplicou o número: elevou a felicidade em 0,6 – perder um parceiro, seja por causa de uma separação ou de morte, teve o mesmo impacto no sentido contrário.

O maior impacto foi gerado por sofrer de depressão e ansiedade. Na pesquisa, o nível de felicidade caiu 0,7. Estar desempregado teve o mesmo efeito na escala proposta.

Mudanças

O coautor do estudo, Richard Layard, diz que os resultados apontam que o “Estado deve assumir um novo papel” e reformular políticas públicas.

“No passado, o Estado combateu incansavelmente a pobreza e o desemprego e problemas na educação e de saúde física. Mas é igualmente importante hoje fazer o mesmo com a violência doméstica, o alcoolismo, a depressão e a ansiedade, o isolamento de jovens, entre outros. É isso que deveria estar no centro das atenções.”

Com informações da BBC