Aluno de 16 anos da Escola Militar cria fórmula química

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Aluno de 16 anos da Escola Militar cria fórmula química
Fotos: Aguilar Abecassis / ACrítica|Foto: reprodução / Facebook

Um estudante brasileiro de 16 anos, do Amazonas, criou sozinho uma fórmula química!

O jovem Kelvin Márcio Sales Pereira tentava resolver um exercício de química – na aula de eletrólise no curso pré-vestibular – quando percebeu que poderia resolver a questão escrita no quadro mais rápido do que o professor havia ensinado.

“Gosto de tentar encontrar maneiras mais simples de resolver os problemas. Então, criei um macete, que resultou na fórmula”, disse o jovem ao Blog #VirouViral.

A fórmula

A “Fórmula de Kelvin”, como foi registrada pelo estudante em cartório, encurta o caminho para encontrar o Número de Oxidação (NOX) de um metal eletrolisado.

O NOX indica a carga que o elemento recebe em uma reação química, além da quantidade de massa eletrolisada e a massa atômica do metal. Do tipo “coisa que cai no vestibular”.

“Primeiro, testei em diferentes situações e sempre funcionava. Depois, procurei meus professores do curso pré-vestibular e da escola, para conferirem. Todos confirmaram minha teoria”, contou.

Kelvin é aluno do Colégio da Polícia Militar Waldocke Fricke de Lira (3º CMPM), em Manaus.

Ele se prepara para cursar o 3º ano do ensino médio em 2017.

Foto: reprodução / Facebook

Importante 

Kevin diz que a fórmula que criou “é importante para os alunos e para a indústria, principalmente, porque faz com que ganhem tempo. Nós pulamos uma fase. No vestibular isso ajuda o estudante a resolver a questão mais rápido”.

“Na indústria, digamos que um químico quer descobrir a quantidade de massa que foi eletrolisada de alumínio ou de cobre. Agora, basta ter a quantidade de NOX e a massa atômica do ouro. Antes havia também uma etapa preliminar, que demandava tempo para ser vencida”, lembra.

Reconhecimento

O jovem que está fazendo cursinho para o vestibular de medicina quer que sua fórmula seja reconhecida no mundo científico.

“Para divulgar a fórmula, vou buscar apoio em universidades federais, tentar entrar em um grupo de pesquisa da área e publicar o achado em alguma revista científica. Se conseguir, poderei mandar para o Conselho Internacional de Química”, concluiu

Youtube tumbnail video

Com informações do Blog #VirouViral e ACrítica