Smartphone poderá ser carregado por Wi-Fi, sem tomada

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Smartphone poderá ser carregado por Wi-Fi, sem tomada
Foto: iStock

Em breve você não vai precisar mais de fio, nem tomada para recarregar a bateria do seu smartphone.

Engenheiros da Universidade de Washington criaram uma tecnologia que permite que seu celular funcione com a energia “roubada” de TVs, aparelhos de rádio ou roteadores.

Para criar o chamado “novo Wi-Fi” os cientistas eliminaram a necessidade do dispositivo de rádio para gerar o sinal, usando um princípio chamado retrodifusão – ou reflexão de ondas.

Para isso, eles criaram um dispositivo Wi-Fi que, em vez de gerar o sinal usando a combinação rádio + banda (gastando bateria), ele reflete ondas de rádio vindas do ambiente (da TV, por exemplo) e as reutiliza para construir um novo sinal.

Para se autocarregar o dispositivo também transforma em energia um pouco das ondas que capta do ambiente.

Os cientistas já construíram um novo dispositivo Wi-Fi que consegue enviar informações a 30 m de distância e através de paredes.

Além disso, ele consome 10 mil vezes menos energia do que os atuais dispositivos de transmissão e captação.

Os cientistas acreditam que o aparelho emissor/receptor de “Wi-Fi passivo” poderia custar menos que um dólar.

Como é hoje

Hoje, para ser transmitido, o sinal de Wi-Fi precisa de duas coisas: uma frequência digital (conhecida como banda digital) e uma frequência de rádio analógica.

As duas juntas enviam pacotes de informação que são recebidas, por exemplo, pelo seu celular.

Porém, enquanto a tecnologia da banda digital tem melhorado com o tempo, permitindo que a informação seja transmitida quase sem gasto de energia, o dispositivo de rádio parou no tempo.

Ele ainda precisa de bastante energia para funcionar. Por isso a torra acaba rápido quando você manda mensagens de Facebook para o crush.

Até agora, os pesquisadores conseguiram uma velocidade de 11 megabits por segundo (Mbps). A velocidade média aqui no Brasil, que é 3 Mbps.

O “novo Wi-Fi” já está na lista das 10 tecnologias mais promissoras de 2016, segundo o MIT.

Resta saber quando ela chegará ao mercado.

Com informações da Super