Brasileiro poderá sacar dinheiro da conta inativa do FGTS. Veja como

Foto: reprodução / CEFFoto: reprodução / CEF

Todo trabalhador brasileiro – empregado ou não – poderá sacar o valor de sua conta inativa do FGTS, ou seja, o dinheiro depositado por empresas em que trabalhou no passado e está parado na conta.

A medida, tomada para aquecer a economia, foi anunciada nesta quinta, 22, pelo presidente Michel Temer. A permissão é para quem deixou o emprego antes de 31/12/2015.

O presidente explicou que não haverá limite para o saque. Se quiser, o trabalhador poderá tirar todo o valor que tem na conta inativa.

Continue Lendo

O saque

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira informou que haverá um cronograma para o saque de contas inativas.

As datas serão divulgadas até o início de fevereiro, e o recebimento será de acordo com data de nascimento da pessoa beneficiada.

Como receber?

O trabalhador deve primeiro consultar o saldo no site da Caixa e através de aplicativo para smartphones e tablets.

É possível fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail

Se preferir pode ir pessoalmente às agências da Caixa para consultar seu extrato do FGTS.

Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha.

Não é possível consultar o extrato do FGTS pelo telefone.

Pela internet

No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador.

É possível usar ainda a Senha Cidadão. O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.

Na página, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber e-mail com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao FGTS.

Consulta pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, disponibilizado pela Caixa (Foto: Thaís Lima/G1) 

Aplicativo

O trabalhador pode consultar o FGTS no celular por meio de aplicativo para smartphones. Ele está disponível para download, de graça (clique aqui), em celulares com qualquer sistema operacional: Android (baixe na Google Play), iOs (baixe na App Store) e Windows (baixe na Windows Store).

Com informações do G1 

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.