Eixão do Lazer muda para morador curtir horário de verão

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Eixão do Lazer muda para morador curtir horário de verão
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Mais tempo para aproveitar o horário de verão em Brasília.

A partir de janeiro, em caráter experimental, o Eixão do Lazer vai abrir aos domingos e feriados uma hora mais tarde e fechar também uma hora mais tarde.

O novo horário será das 7 às 19 horas para o brasiliense poder curtir o nascer e o pôr do sol. Hoje o Eixão do Lazer funciona das 6 às 18 horas.

A ideia, criada em 1991, fecha a principal estrada que corta Brasília e a transforma em espaço de lazer para pedestres, skatistas, bikers…

A novidade começa dia 1º e vai até o dia 31 de janeiro, em fase de teste.

Pesquisa

Durante a fase de testes os moradores vão decidir se querem ou não que a mudança permaneça.

Será feita uma enquete no Portal de Brasília de 1º a 30 de janeiro para a população dizer SIM ou NÃO à proposta.

Se for aprovado, o novo horário será estendido até 19 de fevereiro, quando termina o horário de verão, e passará a valer todos os anos.

Pedidos

“Desde que entramos neste governo, escutamos movimentos de esportistas da cidade com interesse nessa mudança”, contou Leila Barros,  secretária de Esporte, Turismo e Lazer do Governo do Distrito Federal.

“A gente notou um movimento em parques e nas entrequadras de Brasília após as 18 horas. O que não acontece quando não há horário de verão”, disse Igor Tokarski, secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais do DF.

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF(DER-DF), Henrique Luduvice,  não haverá aumento de custo.

As placas que indicam o horário de fechamento da rodovia serão alteradas, mas “Essa adaptação já faz parte da verba para sinalização viária.”

O Eixão é a estrada que corta Brasília de ponta a ponta: desde a Asa Norte até a Asa Sul, com 14 quilômetros de extensão.

Com informações da AgênciaBrasília