Papa pede paz ao mundo em mensagem de Natal 2016

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Papa pede paz ao mundo em mensagem de Natal 2016
Foto: Alessandro Bianchi/Reuters

O papa Francisco desejou paz neste Natal para os que sofrem com as guerras e para aqueles que perderam pessoas amadas para o terrorismo.

Na mensagem de Natal deste ano o papa falou sobre a guerra na Síria e pediu que Israel e Palestina abandonem o ódio na tradicional mensagem “Urbi et Orbi” (“À cidade e ao mundo”).

Síria/Alepo

Direto da Basílica de São Pedro, Francisco lembrou do sofrimento na guerra da Síria, especialmente durante “as batalhas mais terríveis” em Alepo.

“É tempo de as armas se calarem definitivamente e de a comunidade internacional se aplicar ativamente para alcançar uma solução negociada” na Síria, declarou.

“Sobretudo na cidade de Alepo, palco nas últimas semanas de uma das batalhas mais atrozes, é mais do que nunca urgente que a ajuda e reconforto sejam garantidas à população civil, no fim de suas forças, em respeito ao direito humanitário”, afirmou.

Israel/Palestina

Diante de dezenas de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, o papa argentino disse também esperar “a paz” na Terra Santa.

“Que israelenses e palestinos tenham coragem e a determinação de escrever uma nova página da história, onde o ódio e a vingança deem lugar à vontade de construir juntos um futuro de compreensão recíproca e de harmonia”, acrescentou.

Iraque

O papa Francisco também pediu uma “paz restaurada” no Iraque, Líbia e Iêmen, “onde as pessoas sofrem com a guerra e atos terroristas atrozes”.

“Paz aos homens e mulheres de diferentes regiões da África, especialmente na Nigéria, onde o terrorismo fundamentalista também explora crianças para perpetrar a morte e horror”, afirmou.

Venezuela

O papa também pediu “valentia” à “amada Venezuela”, país mergulhado em uma profunda crise política, para acabar “com as tensões atuais”. E na mesma mensagem, felicitou a Colômbia por “um novo e valente caminho de diálogo e reconciliação”, em referência as negociações de paz com a guerrilha.

Alemanha

Finalmente, Francisco desejou “paz” para todos aqueles que “perderam um ente querido devido a atos terroristas”, enquanto um atentado com caminhão fez doze mortos em 19 de dezembro em um mercado de Natal em Berlim.

Com informações da Veja