Vídeo ajuda seu cão a perder medo dos fogos de artifício

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Vídeo ajuda seu cão a perder medo dos fogos de artifício
Foto: Pixabay

Os fogos de artifício, que para nós seres humanos simboliza comemoração e alegria, para os cachorros remete a um sinal de perigo, de que algo de ruim vai acontecer com eles.

O barulho dos fogos desencadeia medo e ansiedade no animal e faz com que ele corra, na tentativa de proteger.

Mas há algumas atitudes que você pode tomar para amenizar o medo do seu pet.

Dicas práticas

Faça o possível para camuflar o som dos fogos. Ligue o rádio ou a TV, feche as janelas, ligue o ventilador e/ou o ar-condicionado.

Não force seu cão a nada. Se ele quiser se esconder embaixo da cama, ou sua zona de conforto, deixe.

Vídeo

Antes da queima, assista com ele um vídeo com fogos de artifício em volume baixo (vídeo abaixo). Aos poucos vá aumentando. Enquanto assiste ao vídeo, dê a ele o petisco preferido, um brinquedo ou faça cafuné.

Se ele ficar com medo abaixe o volume até ele se sentir confortável. Repita essa técnica até seu cachorro conseguir ouvir o som dos fogos bem alto, sem ficar com medo.

Youtube tumbnail video

Baseado em dados publicados no livro Animal Welfare, de 2011, o zootecnista Renato Zanetti tem outras dicas:

1- Ambiente seguro

Deixe o ambiente mais seguro. Retire objetos que possam cair sobre o cão, ou que ele possa destruí-los e se machucar. Deixe janelas e portões de acesso à rua fechados, para evitar que ele fuja.

2- Identificação

Coloque identificação na coleira, com nome do cão e o telefone para contato. Nesta época do ano, é muito comum cães fugirem de suas casas por conta do barulho excessivo dos fogos.

3- Suporte emocional

Ofereça suporte emocional a seu cão. Deixe-o em um ambiente conhecido, que tenha cheiros familiares. Facilite o acesso aos locais onde ele já dorme, como a casinha, a caixa de transporte, a cama, o quarto, etc.

4- Abraço

Se for preciso, abrace seu cachorro. Assim como para os humanos, o abraço e o contato corporal relaxa e tira a tensão. Não é verdade a crença popular de que abraçar, ou pegar no colo seu cachorro causa ainda mais medo nele.

5- Ajuda médica

Em casos extremos de fobia do cão, procure um veterinário comportamental. Quanto maior o nível de estresse de seu cachorro, menor é seu nível de aprendizado, e nesses casos somente o médico pode avaliar qual a melhor solução para seu cão passar esses dias de barulho e estresse.

6- Prevenção

A idade ideal para treinar seu cachorro é até os três meses de idade, quando ele ainda está no período de socialização. Procure um adestrador profissional, que poderá contribuir positivamente com a situação.

7- Informação

Informe a sua comunidade. Fale sobre os malefícios que os fogos de artifício fazem ao bem-estar dos cães e outros seres vivos, como os pássaros.

Foto: FLICKR/KATE TER HAAR, CREATIVE COMMONS

Foto: FLICKR/KATE TER HAAR, CREATIVE COMMONS

Técnica da faixa na barriga

A técnica de amarrar um pano na barriga do cachorro, criada na década de 1970, tem benefícios relaxantes, porque toca em pontos específicos. É como a shantala, a massagem relaxante para bebês.

Mas precisa ter prática e treino para amarrar a faixa nas partes certas do corpo del. Só passar a faixa não vai fazê-lo ficar mais calmo e poder o animal mais irritado e estressado, justamente por estar amarrado.

Já existem algumas roupinhas no mercado (foto acima) que prometem o mesmo efeito da técnica. E são mais seguras.

Da redação do SóNotíciaBoa