Moradores têm ano novo em casa nova: massacre do Pinheirinho

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Moradores têm ano novo em casa nova: massacre do Pinheirinho
Foto: reprodução / TVT

Quatro anos depois da desocupação violenta do acampamento do Pinheirinho, em São Jose dos Campos, interior de São Paulo, 1.461 famílias finalmente puderam festejar o ano novo na casa nova.

Elas receberam poucos dias antes do Réveillon as chaves das moradias do Minha Casa, Minha Vida, obra que teve participação dos governos federal, estadual e municipal.

As moradias do Residencial Pinheirinho dos Palmares têm 46,5 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O investimento foi de 140 milhões de reais. As prestações vão variar de 25 a 87 reais por mês.

Os imóveis ficam no bairro Emha 2, a 15 quilômetros do centro de São José dos Campos.

História

Em 2012 uma ação violenta da Polícia Militar, que ficou conhecida como “massacre do Pinheirinho”, cumpriu uma das maiores operações de reintegração de posse do Estado de São Paulo.

A ação retirou duas mil famílias da área na zona sul de São José dos Campos.

“Aquele dia foi horrível, são lembranças tristes demais. Era muito choro, desespero porque não tínhamos para onde ir. Tirei de lá só o mínimo, perdi tudo naquele dia. É uma cicatriz dolorida demais”, lembrou Cristina Silva ao G1.

A mineira foi para São José dos Campos sem emprego e participou da ocupação do Pinheirinho junto com outras famílias em 2004, depois de perder o marido, não ter como pagar o aluguel e precisar criar os dois filhos, hoje com 11 e 15 anos.

Quando saiu do terreno, ela passou dois meses em um abrigo da cidade, até receber o auxílio aluguel. Cristina trabalhava como empregada doméstica, mas perdeu o emprego porque não tinha com quem deixar os filhos.

A entrega, que aconteceu dia 22 de dezembro último, foi adiada cinco vezes por problemas burocráticos.

“Agora vamos ter uma vida digna. Meus filhos vão ter casa e onde morar”, afirmou Cristina.

Assista:

Youtube tumbnail video

Com informações do G1 e TVT