GIF de amigos pedindo sangue raro recolhe 200 bolsas em 48 horas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para GIF de amigos pedindo sangue raro recolhe 200 bolsas em 48 horas
Fotos: reprodução / Facebook|Fotos: reprodução / Facebook

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

A união de amigos, para ajudar um outro amigo que está hospitalizado, mobilizou conhecidos e desconhecidos e criou uma grande rede de solidariedade esta semana nas redes sociais.

Os publicitários Alexandre Popoviski, Beto Rogoski e Ricardo Marques bolaram uma forma criativa para pedir doações de sangue para Pedro Franco. É um pedido em forma de GIF animado – imagens em movimento. (assista abaixo)

Pedro é publicitário, tem 42 anos e luta contra um câncer no intestino há mais de um ano.  Houve metástase e agora a medula dele parou de funcionar.

Como teve sangramento nesses dias, precisou de mais sangue: “hoje [5ª feira] ele tomou 3 bolsas de plaqueta”, contou Mira Graça, mulher dele, ao SóNotíciaBoa.

Ele está internado há um mês no Hospital Oswaldo Cruz em São Paulo, precisando de sangue tipo O-negativo, o mais raro.

Campanha vitoriosa

A família postou o pedido de sangue em um grupo de doação. “O post teve 11 mil compartilhamentos”.

Na mesma semana os três amigos publicitários fizeram o GIF com frases e fotos de Pedro e aí a campanha se espalhou no Facebook.

“Em 48 horas conseguimos quase 200 bolsas de O negativo. O pessoal do banco de sangue falou “nós estamos arrepiados. Nunca vimos isso””, conta.

Doações espaçadas

Muitas pessoas foram ao mesmo tempo ao Hospital Oswaldo Cruz fazer doação em nome do Pedro. Houve sobrecarga e espera.

O hospital soltou até um comunicado pedindo que os doadores deixem para ir nos próximos dias, não só por questão de infraestrutura.

É que, ao contrário do sangue – que dura 42 dias na geladeira – as plaquetas resistem apenas 5 dias e Pedro pode precisar de mais plaquetas daqui a uma semana.

“Para esta semana já temos sangue 0 negativo suficiente, então deixem para doar nas próximas semanas. Não deixem de vir, mas podem vir mais espaçadamente”, pediu Mira nesta quinta-feira, em novo post no Facebook.

Mira informa também que a partir desta quinta (05) o banco de sangue da Beneficência Portuguesa – que fica a uma quadra do Oswaldo cruz – também receberá doações em nome do Pedro, para reduzir o tempo de espera dos doadores.

Ela agradece pela solidariedade de todos e diz que existe uma grande corrente unida pela recuperação do marido.

“O Pedro é um cara muito querido. Todos rezam pra ele às 10 da noite, cada um na sua crença”, contou ao SNB.

Assista:

via GIPHY

Serviço

Se você está em São Paulo e puder doar sangue tipo O negativo, ligue antes ir e pergunte ao banco de sangue como está o estoque.

O telefone do Hospital Oswaldo Cruz é (11) 3286 7372.

Da redação do SóNotíciaBoa