Biblioteca de SP dobra empréstimos após abrir 24h por dia

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Biblioteca de SP dobra empréstimos após abrir 24h por dia

Tinha que ser em São Paulo… a cidade brasileira que não dorme, não pára.

Lá, a segunda maior biblioteca do Brasil agora ganha o título de 1ª do mundo com automação e a emprestar livros fulltime, ou seja, 24 horas por dia.

São 60 mil opções de leitura, para distração ou estudo, bem no centro da capital paulista.

E os empréstimos dobraram depois da automação: passaram de 24 mil no primeiro semestre do ano passado para quase 50 mil livros nos seis últimos meses do ano.

Empréstimo nas máquinas

Pelas regras da prefeitura, os funcionários públicos de lá não podem trabalhar depois das 22h.

Mas com um cartão moderno e um totem supertecnológico, é possível pegar um livro emprestado a qualquer hora da noite e madrugada.

O interessado pega o livro, coloca numa bandeja do totem, seleciona a opção empréstimo, digita as informações do cartão e uma senha pessoal…

Aí a máquina imprime um papel, com a confirmação do empréstimo e pronto! Já pode levar o livro para casa.

“Nenhuma biblioteca no mundo tem as duas coisas funcionando juntas. Quer dizer, uma biblioteca de porte com automação e empréstimo funcionando full time, 24 horas, a biblioteca Mário de Andrade é a primeira no mundo”, contou Luiz Armando Bagolin, diretor da biblioteca Mário de Andrade, ao JN.

O sistema implantado na biblioteca, fez com que a carteirinha de papel e os carimbos fossem aposentados em julho do ano passado.

Com as máquinas passando a fazer todo o serviço, só precisam ficar acordados nas madrugadas os terceirizados da segurança e do balcão de entrada…. ah, e os leitores, que vão até lá em busca de histórias…

Foto: Thalita Rodrigues

Foto: Thalita Rodrigues

Serviço

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 – Consolação, São Paulo/SP                                                                                                                    Telefone: (11) 3775-0002

Com informações do JN/G1