Reiki, meditação e quiropraxia chegam aos hospitais públicos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Reiki, meditação e quiropraxia chegam aos hospitais públicos
Foto: reprodução / Institutotaozen|Foto: CDC/Amanda Mills

Agora é oficial! Já está valendo em toda a rede pública de saúde do Brasil.

O Reiki e a meditação fazem parte das opções de tratamentos alternartivos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A boa nova saiu no Diário Oficial da União e inclui também nos procedimentos oferecidos a arteterapia, musicoterapia, e tratamentos naturopáticos, de osteopatia e quiropraxia.

As práticas foram incluídas na Tabela de Procedimentos do SUS na categoria de “ações de promoção e prevenção em saúde”.

As opções se juntam a outras práticas integrativas como terapia comunitária, dança circular, ioga, oficina de massagem, auriculoterapia, massoterapia e tratamento termal.

De acordo com a OMS, terapia alternativa significa que ela é utilizada em substituição às práticas da medicina convencional, já a terapia complementar é utilizada em associação com a medicina convencional e não para substituí-la.

O termo integrativa é usada quando há associação da terapia médica convencional aos métodos complementares ou alternativos a partir de evidências científicas.

O diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Allan Nuno defendeu a inclusão dos tratamentos alternativos:

“Historicamente, a gente focou muito no médico e na alopatia. A gente tem essa cultura, sentiu qualquer coisa procura o médico e ele passa um remédio. Mas existem outras terapias reconhecidas pela ciência, que diminuem sofrimento e melhoram as condições de saúde”, disse.

“A gente não privilegiava tanto essas alternativas e passamos agora a privilegiar mais”, concluiu.

OS TRATAMENTOS

Meditação

A palavra “meditação” vem do latim “meditatum”, que significa ponderar. Trata-se da prática de concentração mental para harmonizar o estado de saúde.

Arteterapia

Faz uso da arte como parte do processo terapêutico.

Reiki

A técnica japonesa se baseia nas energias das mãos para estimular mecanismos naturais de recuperação da saúde.

Musicoterapia

Usa a música e seus elementos como terapia, o som, ritmo, melodia e harmonia.

Tratamento naturopático

É o uso de recursos naturais para recuperação da saúde. O método valoriza a integração das áreas da saúde, as terapias naturais, como também a inata “sabedoria” do corpo humano, determinada pelos genes e a evolução da espécie, para auxiliar no restabelecimento da saúde.

Tratamento osteopático

É uma terapia manual para problemas articulares e de tecidos. Essa técnica é indicada para alterações dolorosas no sistema musculoesquelético, como é o caso das lombalgias, cervicalgias, hérnias de disco, dores de cabeça e nas articulações, alterações de sensibilidade e limitações articulares.

Tratamento quiroprático

É a prática de diagnóstico e terapia manipulativa para dentificar e corrigir as subluxações vertebrais e os maus funcionamentos articulares, que podem causar irregularidades no mecanismo da coluna e na função neurológica. Em vez de prescrever medicação, o profissional de quiroprática busca o funcionamento correto da mecânica do corpo e a nutrição adequada.

 

Foto: CDC/Amanda Mills

Foto: CDC/Amanda Mills

Com informações da Agência Brasil