Relógio personalizado faz mulher com Parkinson voltar a escrever

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Relógio personalizado faz mulher com Parkinson voltar a escrever
Fotos: reprodução / BBC

A diretora de inovação da Microsoft Research Cambridge, Haiyan Zhang,criou um relógio personalizado para ajudar uma paciente com Parkinson.

O aparelho produz pequenas vibrações no braço do usuário e, dessa forma, interrompe os tremores causados pela doença e faz com que ele possa voltar a escrever.

Zhang foi convidada para participar do programa ‘Big Life Fix’, da BBC, que desafia os tecnólogos a usarem suas habilidades para ajudar as pessoas.

A missão dela era encontrar uma forma de fazer a designer gráfico Emma Lawton melhorar suas habilidades de escrita e desenho.

Emma foi diagnosticada com Parkinson quando tinha 29 anos, mas, nos últimos três anos os tremores nas suas mãos aumentaram drasticamente a ponto de ela não conseguir escrever e muito menos desenhar.

Sucesso

Zhang e sua equipe desenvolveram então um relógio personalizado para Emma.

Emma já está usando o dispositivo e disse que está emocionada com o que foi feito por ela.

“Eu não tenho idéia de como isso funciona, mas torna a minha escrita legível [e não] ilegível. Os esboços são algo que eu mostraria a um cliente. Ainda é um pouco instável, nunca vai ser uma linha reta perfeita, mas está melhor “, disse ela.

“Isso me deixa animada com o fato de o meu futuro voltar estar sob meu controle, ele está de volta em minhas mãos”.

“Definitivamente funciona para Emma. Estou espantada com o quanto isso funciona para ela”, disse a Zhang.

Vendas

Zhang não pensa em comercializar a tecnologia, mas ela espera que outros pesquisadores assumam o projeto para melhorá-lo.

“Eu acho que precisamos de mais testes”, observou ela.

Assista:

Youtube tumbnail video

Com informações da BBC e RPA