O grafite que o novo prefeito de São Paulo pintou de cinza, é o mesmo grafite que está levantando a autoestima de idosos em Portugal.
O projeto Lata 65, criado em 2012 pela arquiteta portuguesa Lara Seixo Rodrigues, de 37 anos, leva idosos para as ruas das cidades e ensina técnicas para grafitar paredes e muros.
A iniciativa quer mostrar que a idade é apenas um número… e que é possível mandar a tristeza para bem longe.
“Muitas vezes chegam pessoas desgastadas com a vida, cabisbaixas e tristes. E, a partir do momento que vão para a rua, começam a pintar como crianças, [ficam] super felizes. Eles dizem que é uma experiência para toda a vida”, diz Lara.
“Há idosos que não desenham há 50, 60 anos, e eles estão superando estes desafios. É uma enorme transformação”.
Até o momento, 257 idosos já participaram de 24 workshops ministrados em ambientes descontraídos para facilitar a aprendizagem de técnicas de intervenção nas ruas.
A média de idade entre os alunos é 72 anos e o mais idoso tinha 102 anos.
Foto: Rui Gaiola/Lata 65
Brasil
O resultado do projeto surpreendeu a idealizadora, que já viajou por diversas cidades em Portugal, esteve no Brasil e nos Estados Unidos, e têm viagens marcadas para fazer workshopsna Espanha.
No Brasil, a iniciativa aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado, a partir de um convite do Seriviço Social do Comércio.
De acordo com Lara, a experiência foi extremamente positiva e, para sua surpresa, apesar de o Brasil ser considerado a “Meca” do grafite, a relação dos idosos com a arte urbana é muito semelhante à portuguesa.
“Eu tinha receio de como seria [dar o workshop] no Brasil, pelo contato diário que as pessoas têm com a arte urbana. Mas percebi que, na verdade, as perguntas e curiosidades dos idosos são as mesmas”, afirma Lara.
Lara conta que há idosos que têm dificuldades motoras e que precisam ser ajudados e incentivados. Vê-los em ação é extremamente gratificante.
“Há ali [no momento em que estão pintando] uns cliques que os transformam.”
Para dar continuidade ao projeto, Lara busca apoios locais de orçamento participativo e vende camisetas e broches do projeto pela internet.
Com informações da AgênciaBrasil