Bicicletas de carga para catadores evitam crueldade com cavalos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Bicicletas de carga para catadores evitam crueldade com cavalos
Foto: Derek Gustavo/G1

Uma ideia simples e sensacional foi implantada em Maceió este mês, para dar dignidade às pessoas que recolhem material reciclado pela cidade e para evitar a crueldade com cavalos, que puxam carroças pesadas pelas ruas…

Catadores de entulho receberam 30 bicicletas de carga para ajudá-los no trabalho diário na capital das Alagoas.

A ação é do Projeto Relix, que incentiva a reciclagem e a destinação correta do lixo.

As bicicletas são chamadas de “Ciclolix” e vão dar lugar a cenas comuns em várias partes do Brasil, de catadores com suas carroças puxadas por cavalos magros, muitas vezes, famintos, cansados e com sede.

As bikes de carga também trazem dignidade para os catadores.

“Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”, brincou Maria Goreti da Silva Batista, em entrevista ao G1.

“Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, afirma Lina.

O projeto Relix é patrocinado pelo Sesi Alagoas, com apoio institucional da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas.

Mande esta reportagem para o seu vereador, para o prefeito, para empresários de onde você mora.

É uma ideia boa e barata ser copiada na sua cidade, não acha?

Os cavalos agradecem!

Com informações do G1 e GovernoDeAlagoas