País rico dá incentivo para povo reaproveitar roupas e aparelhos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para País rico dá incentivo para povo reaproveitar roupas e aparelhos
Foto: Thinkstock

Olha o que um dos países mais civilizados do mundo está fazendo para proteger a natureza e manter a estabilidade da economia. Não é nada do que o Brasil tem feito.

A Suécia está preparando um pacote para incentivar os cidadãos a reutilizar seus produtos, consertar roupas, sapatos e máquinas domésticas, em vez de jogar fora e comprar tudo novo.

A ordem lá é reaproveitar, costumizar e economizar: “O meu grande objetivo é manter a estabilidade financeira da Suécia, assegurando um desenvolvimento econômico de longo prazo”.

Palavras do Ministro das Finanças e dos Consumo, Per Bolund, em sua página oficial.

E o que isso tem a ver com proteger a natureza?

“Quero que a Suécia combata de forma feroz as alterações climáticas investindo em comportamentos sustentáveis, tanto ao nível da indústria como do consumidor”, disse.

Incentivo

Para incentivar a população a colaborar, o governo pretende reduzir impostos pela metade.

“Para encorajar a reciclagem de bens e produtos, o Governo propõe uma redução de 25% para 12% do IVA aos consumidores que recorram a serviços para reparar bicicletas, sapatos, produtos de couro e vestuário ou roupa de casa como lençóis e toalhas”, diz o comunicado oficial do Governo.

Quem consertar equipamentos maiores, como geladeiras ou máquinas de lavar roupa, terá direito a redução em um outro imposto da Suécia, o IRS.

O plano envolve também sensibilizar alunos e professores para aderirem a esta nova forma de economia.

Com informações do BoasNotícias