Justiça peita Trump e suspende proibição da entrada de refugiados

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Justiça peita Trump e suspende proibição da entrada de refugiados
Foto: AP/Charlie Neibergall

Donald Trump sofre sua primeira derrota na justiça americana.

O 9º Tribunal de Apelações Federais, em San Francisco, suspendeu temporariamente a polêmica proibição da entrada de refugiados e imigrantes de 7 países nos EUA.

O juiz federal de Seattle, James Robart, negou o pedido do Departamento de Justiça para uma reintegração imediata da ordem assinada pelo presidente Donald Trump – para proibir a entrada de refugiados e imigrantes de países de maioria muçulmana.

Robart bloqueou o decreto de Trump em resposta a um recurso apresentado pelo procurador-geral do estado de Washington, Bob Ferguson.

A medida, que vale para todo país, foi o golpe mais duro até agora contra o decreto que gerou protestos nos Estados Unidos.

A decisão, tomada na última sexta-feira, 3 e divulgada por agências internacionais neste domingo, pede que o governo apresente mais argumentos sobre o caso nesta segunda-feira (6).

O governo Trump já apelou da decisão.

Na noite deste sábado, o procurador-geral interino, Noel Francisco, disse que a autoridade presidencial é “amplamente imune ao controle judicial” quando se trata de decidir quem pode entrar ou permanecer nos Estados Unidos.

Trump alega que as ações visam manter “terroristas islâmicos radicais” fora do país.

Porém, o governo afirmou que cumpriria a medida judicial.

Resposta de Trump

No Twitter, Trump classificou a posição do juiz como “ridícula”.

“Quando um país não é mais capaz de dizer quem pode e quem não pode entrar e sair, especialmente por razões de segurança – grande problema!”, escreveu o republicano.

“A opinião desse suposto juiz, que essencialmente leva a aplicação da lei para longe do nosso país, é ridícula e será anulada”.

O presidente argumentou ainda que “certos países do Oriente Médio concordam com a proibição”.

E agora?

A diplomacia americana anunciou a revisão da suspensão provisória de cerca de 60 mil vistos concedidos a cidadãos dos países afetados pela medida, e o Departamento de Segurança Interna disse que “suspendeu todas as ações que aplicam” o decreto.

Em vários países, imigrantes que moram há anos nos Estados Unidos, mas se viram impedidos de voltar para o país depois da ordem executiva de Trump, aproveitaram a decisão judicial para antecipar o retorno.

Outros Estados

Washington foi o primeiro estado a processar a ordem de Trump que proíbe temporariamente a emissão de vistos para pessoas do Irã, Iraque, Síria, Sudão, Somália, Líbia e Iêmen .

Minnesota juntou-se à ação dois dias depois.

Recursos similares foram apresentados em outros estados. Entre eles, Califórnia, Nova York e Virgínia.

Com informações do G1