Médicos estudam idoso que melhorou força física aos 105 anos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Médicos estudam idoso que melhorou força física aos 105 anos
Foto: GettyImages|Foto: Starconnect Media

O idoso Robert Marchand estabeleceu o recorde mundial em ciclismo aos 105 anos e virou alvo de médicos, que querem compreender como ele consegue tanta força física nessa idade.

Pesquisadores descobriram que o francês está aumentando os níveis de aptidão à medida que envelhece, ao contrário do que normalmente acontece com o ser humano.

Marchand, ciclista amador, fez história no mês passado, estabelecendo o recorde mundial ao pedalar 23 quilômetros, em 1 hora.

No entanto, ele ficou aquém de seu próprio recorde anterior, de 25 quilômetros, que ele havia conquistado em 2014, aos 102 anos de idade.

Os estudos

O atleta idoso chamou a atenção de Véronique Billat, professora de ciência do exercício na Universidade de Evry-Val d’Essonne, na França. Ela e seus colegas estudam e treinam muitos atletas profissionais e recreacionais.

A sabedoria convencional na ciência do exercício sugere que é muito difícil conseguir aptidão aeróbia quando se envelhece.

Em geral, o VO2 max – uma medida de quão bem nossos corpos podem usar oxigênio – começa a declinar depois dos 50 anos, mesmo que a pessoa faça exercícios frequentemente.

Foi então que a Dra. Billat levou o Sr. Robert Marchand para o laboratório de desempenho humano da universidade.

Eles testaram seu VO2 max, freqüência cardíaca e outros aspectos da aptidão cardiorrespiratória. Todos foram saudáveis e bem acima da média para alguém da idade dele. E detalhe: sem medicamentos.

Durante dois anos o ciclista idoso fez treinamentos: 80% dos exercícios leves e 20% com intensidade difícil. (Por favor, consulte o seu médico antes de começar ou mudar uma rotina de exercícios.)

Resultados impressionantes

O resultado foi que o VO2 max dele aumentou: ficou 13% maior do que antes, capacidade aeróbica comparável à de um homem saudável de 50 anos de idade.

Ele também aumentou seu poder de pedalar em quase 40%.

Segredos

Estilo de vida também pode importar.

O Sr. Marchand é “muito otimista e sociável”, diz Billat, “com muitos amigos”. E vários estudos sugerem que fortes vínculos sociais estão ligados a uma vida mais longa.

Sua dieta também é simples, com foco em iogurte, sopa, queijo, frango e um copo de vinho tinto no jantar.

Marchand não se exercitava regularmente durante a maior parte de sua vida durante seus trabalhos como caminhoneiro, jardineiro, bombeiro e lenhador.

Foi quando ele se aposentou, aos 67 anos, que começou a andar de bicicleta quase todos os dias da semana, seja em uma pista coberta, ou nas estradas.

Quer mais

Contudo, o idoso atleta saiu decepcionado da corrida de recordes do mês passado.

Ele quer mais e disse à Dra. Véronique Billat que pode tentar novamente melhorar sua performance no ano que vem, quando tiver 106 anos.

Foto: Starconnect Media

Foto: Starconnect Media

Com informações do Daily Mail e NYT