Cirurgia de varizes com técnica moderna já é feita de graça no SUS

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cirurgia de varizes com técnica moderna já é feita de graça no SUS
Foto: reprodução / Boldsky

Sabe quanto custa uma cirurgia de varizes? Nem pense então!

A partir deste mês o procedimento pode ser feito de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E o melhor:  com uma técnica menos invasiva e mais moderna.

É a escleroterapia ecoguiada com espuma. Ela aplica uma substância esclerosante chamada Poidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que elas desapareçam.

Considerada uma técnica inovadora para o tratamento de varizes, a escleroterapia ecoguiada com espuma não precisa de internação, exige menor tempo de tratamento e tem recuperação rápida.

A técnica também dói menos no pós-operatório e o paciente precisa de menor tempo de licença para tratamento médico, de acordo com estudos apresentados à Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias ao SUS (Conitec).

70 mil cirurgias

Além da nova técnica, as pessoas que sofrem com varizes tem à disposição no SUS tratamento cirúrgico, atendimento fisioterapêutico e fasciotomia para descompressão.

“Temos mais de dez mil angiologistas e cirurgiões vasculares no SUS, realizamos no último ano 1,2 milhão de ultrassonografias coloridas e mais de 70 mil cirurgias para retirada de varizes”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Varizes

As varizes costumam aparecer a partir dos 30 anos, e a maior incidência é registrada em quem possui histórico familiar e para os que levam vida sedentária, tem pressão alta, obesidade ou passam longos períodos em pé.

Os sintomas são dor, queimação, sensação de peso nas pernas e inchaço nos tornozelos.

Uma das formas de prevenção é manter hábitos saudáveis de alimentação e praticar exercícios físicos regulares.

Com informações do PortalBrasil