Escolas criam “clube do cochilo” para alunos tirarem soneca na aula

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Escolas criam “clube do cochilo” para alunos tirarem soneca na aula
Foto: Flickr / Zac Zellers

Não é fácil assistir aula com sono. Pedagogos sabem disso e deram um jeito: criaram o “clubes do cochilo”, nos Estados Unidos.

Em vez de tomar um bronca pública, o aluno pode ficar na dele e descansar durante a aula, sem perguntas sobre o que andou fazendo na noite passada…

Vários colégios americanos já estão criando espaços preparados para o descanso dentro da sala.

Estão investindo em sofás confortáveis e oferecendo chás para os alunos, segundo o jornal The Wall Street Journal.

O cochilo está sendo encarado como uma espécie de atividade extracurricular, na qual é necessário ficar em sala de aula sem fazer barulho, conversar, ou usar dispositivos eletrônicos.

“É como se fosse uma sala de estudos terapêutica”, descreveu um dos professores ao WSJ.

Produtividade

Há tempos a ciência sugere que um pouco de descanso pode ser benéfico para a produtividade e a saúde de estudantes.

Uma pesquisa realizada na Duke-NUS Medical School, em Cingapura, mostra que tirar uma soneca é melhor do que se matar de estudar de última hora antes de uma prova.

Quando o aluno tem uma boa noite de sono, uma parte do cérebro chamada hipocampo “grava” novas informações durante o processo. Segundo o estudo, o cochilo, apesar de ter uma duração menor, pode ter efeitos parecidos.

Outro estudo, publicado no periódico Journal of Adolescent Health, diz que mais de 70% dos jovens americanos dormem menos de sete horas por noite.

O ideal é que dormissem um período entre oito e dez horas, acordo com Segundo a Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos,

Uma boa noite de sono é essencial para ter mais disposição, concentração, memória, bom humor e evitar problemas de saúde.

Com informações da Galileu