Pura bobagem! “O mundo não vai acabar” hoje, explicam especialistas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pura bobagem! “O mundo não vai acabar” hoje, explicam especialistas
Foto: reprodução / OTempo

Há quanto tempo a gente ouve a bobagem sobre o “fim do mundo”, que o mundo vai acabar?

A nova data, marcada para esta quinta-feira, 16, é mais uma que está furada, entre tantas…

O astrofísico Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), garante que o asteroide “2016WF9″ vai passar muito longe da Terra.

“O mundo não vai acabar. Não vai ser dessa vez”, disse o representante brasileiro do Observatório Europeu do Sul, em entrevista à BandNews FM.

Segundo ele, também não há nem a certeza de que exista um cientista russo chamado Dyomin Zakhariovich, a quem foi creditada a informação.

A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) chegou a divulgar uma nota nesta semana para desmentir o rumor:

“Não há fundamento científico para a notícia sobre o fim do mundo em 16 de fevereiro devido à colisão do asteroide 2016 WF9 com a Terra”, informou.

Teoria da conspiração

A teoria da conspiração apocalíptica começou no ano passado.

Na época a Nasa detectou no espaço um objeto, denominado 2016 WF9 – que pode ser um cometa ou um asteroide – numa rota que parecia estar em direção do nosso planeta.

Em janeiro deste ano o russo deu uma entrevista ao Daily Mail afirmando a barbaridade e aí a história o rumor correu o mundo.

Segundo a previsão do russo, a Terra poderia ser atingida por um meteoro devastador nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro.

Na nota, a SAB esclarece que o asteroide – que pode ser, na verdade, um cometa escuro e sem cauda – passará em seu ponto mais próximo da Terra em 25 de fevereiro, a cerca de 51 milhões de quilômetros.

Para se ter uma ideia, isso equivale a um terço da distância entre a Terra e o Sol – longe o suficiente para não representar nenhuma ameaça, segundo os cientistas.

A agência espacial americana confirma que o corpo celeste, cujo tamanho estimado é de meio a um quilômetro de diâmetro, passará muito longe do nosso planeta.

Além da data errada e do alvo errado, relaxe, porque o meteoro não vai atrapalhar a vida terrestre nem o sábado de Carnaval. (rs)

Com informações do Metro e Veja