Tratamento pioneiro: pacientes de hospital se recuperam em hotel

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Tratamento pioneiro: pacientes de hospital se recuperam em hotel
Foto: Divulgação||

Por Ninna Crot, da Suiça, para o SóNotíciaBoa.

Recuperação fora do ambiente hospitalar. É assim que pacientes na Suíça ficam após serem atendidos.

O chamado Hotel de Pacientes conta com 114 quartos.  Ele alia atendimento médico e acolhimento tipo hoteleiro aos pacientes que se encontram em boa recuperação durante a internação hospitalar, mas que ainda necessitam de cuidados.

O paciente que fez uma cirurgia está passando bem, consegue se movimentar, ir ao banheiro sozinho, tomar banho, comer, e etc pode ir para lá, em vez de ficar no hospital ocupando o lugar de um paciente que necessita de fazer uma cirurgia urgente, precisam da presença médica constante ou de aparelhos hospitalares.

Este é o primeiro Hotel desta categoria na Suíça e surgiu depois de uma parceria público-privada com a Reliva SA e o Sistema de Aposentadoria Popular.

Como

Uma enfermeira fica 24 horas por dia, 7 dias por semana e tem uma visita médica cotidiana no centro de cuidados que se encontra no hotel.

O enfermeiro não intervém nos quartos, exceto em casos de urgência.

Os pacientes usam uma pulseira de alarme e de geolocalização permitindo ao enfermeiro intervir rapidamente quando preciso.

Um sistema de transporte foi estabelecido para acompanhar os pacientes que devem ir à cidade hospitalar para exames ou tratamentos.

Os pacientes dispõem de um quarto individual e comem no restaurante do hotel.

Eles podem ser acompanhados por um parente próximo, que pagam pela estadia uma tarifa preferencial.

O hotel permite igualmente hospedar, por sua conta, parentes de crianças hospitalizadas, ou de pessoas que moram longe e vêm ao hospital para receberem cuidados ambulatoriais.

hotelpacientes3

O projeto é  fruto de uma estreita colaboração entre o CHUV, Centro Hospitalar Universitário Vaudois, o Estado que colocou o terreno à disposição, a sociedade Reliva SA e a Retraites Populaires, que realizou e financiou os dois estabelecimentos do Hotel por 33 milhões de francos, quase 100 milhões de reais.

Os enfermeiros são funcionários do CHUV, porém os responsáveis hoteleiros são funcionários da Reliva.

Fundado em 2011 em Zurich, a sociedade Reliva SA é o primeiro operador de estabelecimentos deste tipo na Suíça.

 

hotelpacientes2

Atendimento diferenciado

A transferência para o Hotel dos Pacientes segue uma base de critérios médicos. Ele faz parte de uma estadia hospitalar e é pago pelo convênio médico, obrigatório aqui na Suíça.

Este hotel tem serviços de cuidados agudos e com isso o CHUV espera liberar em torno de 60 leitos no complexo hospitalar.

Os pacientes ficam sob a responsabilidade do CHUV.

O Sistema de saúde na Suíça é caro, mas os hospitais são os mais bem aparelhados e os profissionais de saúde têm os melhores salários da Europa.

Além de ter um papel importante na assistência médica, investigação médica e de formação e de equipes internacionais de médicos altamente especializados e, sobretudo, algo típico do país: discrição.

 

Da redação do SóNoticiaBoa