Ele começou a estudar com 29 anos. Hoje forma professores

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ele começou a estudar com 29 anos. Hoje forma professores
Foto: Doglas Márcio

Veja como a educação é capaz de revolucionar a vida de alguém e todos que vivem em torno dessa pessoa.

Máximo Ribeiro, de 55 anos, só conseguiu cursar o ensino fundamental com 29 anos.

Hoje ele é diretor de escola e trabalha para melhorar a educação de um colégio público na mesma região carente onde nasceu.

Ele vem de uma família de agricultores no Vale do Ribeira, região ao sul do Estado de São Paulo que tem um dos menores índices de desenvolvimento humano do Estado.

Morador da zona rural, ele começou a trabalhar na lavoura na infância e passou anos sem frequentar a escola. Aprendeu a ler e fazer contas com o pai.

Máximo só retomou os estudos depois de se mudar à região urbana do vale, para trabalhar em um complexo industrial de cimento e produtos químicos.

Concluiu o ensino médio em um curso supletivo, aos 32 anos e não parou mais de estudar.

Hoje ele é formado em matemática e pedagogia, fez duas pós-graduações na área educacional e cursou um MBA.

Diretor de escola

Depois de ser professor por mais de uma década, até 2013, ele se tornou diretor da Escola Municipal Prof. Maria da Conceição Rodrigues de Alcântara, que atende crianças do pré ao 5º ano do ensino fundamental em Cajati, também no Vale do Ribeira.

Quando percebeu a dificuldade dos alunos do 4° ano para fazer as operações básicas da matemática (soma, subtração, multiplicação e divisão), Máximo deu nova formação aos professores.

Ele promoveu atividades para estimular o aprendizado matemático (com jogos e materiais recicláveis) e trouxe de volta às aulas os alunos que tinham muitas faltas.

A iniciativa foi selecionada pelo projeto Gestão Para Aprendizagem, das organizações Elos Educacional e Fundação Lemann, que faz a capacitação de gestores escolares.

A escola vem melhorando sua nota no Ideb (índice estatal que mede desempenho dos alunos) – passou de 5,9 em 2013 para 6,3 em 2015, semelhante à média paulista (6,4).

O sonho dele agora é fazer um mestrado, algo difícil com a carga horária do trabalho.

Com informações da BBC.