Presas aprendem profissão, criam grife e faturam com artesanato

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Presas aprendem profissão, criam grife e faturam com artesanato
Foto: D'Cela/ Divulgação||

Em vez de ficarem ociosas, pensando bobagens dentro da cadeia, presas de um presídio do Mato Grosso do Sul estão trabalhando dentro da prisão e ganhando dinheiro.

Elas estão sendo treinadas para fazerem artesanato: puxa-sacos, almofadas com porta-carregadores, porta-carregadores, “bate-mãos”, bolsas e toalhinhas.

Os produtos são vendidos nas feiras de São Gabriel do Oeste, cidade a 140 km de Campo Grande.

“Costurando a liberdade com dignidade” é o lema do projeto que instalou um ateliê no estabelecimento penal, onde cerca de 60% das 55 presas cumpre pena por tráfico de drogas.

Elas trabalham 6 horas por dia, de segunda a sexta-feira, e recebem pagamento equivalente a três quartos do salário mínimo, independentemente da produção e venda.

Além da renda, também ganham remissão de pena: um dia a menos para cada três dias trabalhados.

O artesanato

As peças custam a partir de R$ 10,00 e o preço máximo é R$ 50,00.

São produtos simples, úteis e de preço acessível, mas feitos com qualidade e beleza no Ateliê D’Cela, projeto implantado em maio de 2016.

A iniciativa surgiu da 1ª Vara de Execução da comarca em parceira com o Novo Conselho da Comunidade e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

“Começamos com quatro presas no projeto e continuamos com esse número porque a estrutura atual não comporta mais gente. Elas ganham salário e não temos condições de contratar mais detentas ainda”, disse ao G1 Liliane Portioli, secretária do novo conselho da comunidade.

Toda a verba arrecadada com a venda é reinvestida no próprio projeto, na compra de maquinários, tecidos e materiais.

Vendas

A primeira grande exposição foi na festa do Leitão no Rolete em 2016 e, desde então, os produtos eram vendidos para lojas da cidade.

Desde fevereiro a produção passou a ser exposta também na principal feira da cidade, que é realizada às sextas-feiras, na região central.

O ateliê D’Cela aceita encomendas de todo o Mato Grosso do Sul e, para Campo Grande, não há cobrança de taxa de frete.

Foto: D'Cela/ Divulgação

Foto: D’Cela/ Divulgação

Foto: D'Cela/ Divulgação

Foto: D’Cela/ Divulgação

Serviço

Veja os produtos na fanpage do Ateliê D’Cela no Facebook.

Encomendas podem ser feitas pelo email d.celasgo@gmail.com

Com informações do G1