Alunos podem ajudar a inovar a educação, dizem professores na SXSWedu

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Alunos podem ajudar a inovar a educação, dizem professores na SXSWedu
Foto: Divulgação/SXSWedu

É importante sim saber o que passa na cabeça dos estudantes e junto com eles encontrar alternativas para inovar a educação.

Este será um dos assuntos que professores e especialistas brasileiros vão defender esta semana um dos principais eventos internacionais sobre inovação na educação: a sétima edição do SXSWedu, no Texas, EUA.

O painel desta terça-feira (7) vai mostrar estudantes como inovadores educacionais e discutir estratégias para engajar alunos na criação e implementação dessas inovações.

O trabalho é de Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, Bruna Waitman, diretora de inovação e novos negócios da Media Education Lab (MEL) e Mailson Cruz de Aguiar, do Centro Universitário de Brasília (Uniceub).

O assunto da quarta-feira (8) será “Como engajar mais 1 milhão de professores todos os dias”,

Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, e Leandro Beguoci, diretor editorial da Revista Nova Escola, vão mostrar iniciativas para dialogar com professores em grupos no Facebook, listas de transmissão no WhatsApp, newsletter e clubes de leitura.

No mesmo dia o SXSWedu vai passar o documentário “O começo da vida”, que fala sobre as descobertas da neurociência na área do desenvolvimento dos seres humanos nos primeiros anos de vida.

Em seguida haverá uma rodada de perguntas e respostas sobre o filme com participação de Luana Lobo, chefe de distribuição da Maria Farinha Filmes, que produziu o documentário, e Flavia Doria, diretora de impacto e inovação do Instituto Alana.

Os três eventos coordenados por brasileiros no SXSWedu foram selecionados no fim de 2016.

No ano passado, mais de 7 mil pessoas participaram do festival.

Professores selecionados

Além de comandar uma das sessões na quarta-feira, a Fundação Lemann também vai levar, para o evento no Texas, um grupo de 11 professores e diretores de escola brasileiros.

Eles atuam em sete estados diferentes em áreas como português e matemática, além de se destacarem e recebem prêmios por seus trabalhos com formação de professores e projetos de programação, formação de identidade, direitos humanos, alfabetização e tecnologia no ensino.

Os participantes também vão usar as redes sociais para interagir com o público brasileiro que não puderam ir ao evento.

Veja abaixo os estados representados pelos docentes:

  • Distrito Federal: Gina Vieira Ponte de Albuquerque
  • Espírito Santo: Marlúcia da Silva Souza Brandão
  • Goiás: Greiton Toledo de Azevedo
  • Minas Gerais: João Paulo Pereira de Araújo
  • Paraná: Jocemar do Nascimento
  • Rio de Janeiro: Willmann Silva Costa
  • São Paulo: Ademir Almagro, Débora Denise Dias Garofalo, Fabio Augusto Machado, Mara Elizabeth Mansani e Maximo Ribeiro

Com informações do G1