1º trem verde, movido a hidrogênio, começa a rodar este ano

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 1º trem verde, movido a hidrogênio, começa a rodar este ano
Foto: Reprodução / Alstom

O primeiro trem de passageiros do mundo, movido a hidrogênio, entrará em operação comercial na Alemanha no fim do ano, em dezembro.

É o Coralia iLint, da Alstom, o grupo industrial francês responsável por boa parte da frota dos metrôs de São Paulo e do Rio de Janeiro.

É uma ótima alternativa às quatro mil locomotivas à diesel que ainda poluem a Alemanha – apesar de o país ter trens elétricos também.

Eles poderão ser substituídos gradualmente pelos trens movidos a hidrogênio, rumo à meta de zerar as emissões de CO2 no sistema ferroviário.

As novas composições vão rodar na linha Bremerhaven-Buxtehude, um trajeto não eletrificado de 75 km que hoje é operado pela versão poluente do trem: o LINT 41, sem a letra “i”.

Buxtehude é uma cidade próxima de Hamburgo, na foz do rio Elba. Bremerhaven, por sua vez, fica mais a oeste, perto da fronteira com a Holanda.

Velocidade

Em 14 de março, o trem atingiu 80 km/h em uma pista de testes em Salzgitter, também na Alemanha.

Após o teste bem-sucedido, o próximo passo é levá-lo à velocidade máxima de 140 km/h em um circuito em Velim, na República Tcheca.

Segundo o jornal alemão Die Welt, no segundo semestre deste ano o governo alemão entrará na reta final da aprovação do trem.

Hidrogênio

O iLint tem um tanque de hidrogênio e uma célula de combustível no teto.

O elemento químico, que é o mais leve da tabela periódica, entra em combustão em contato com o oxigênio e libera energia.

Do escapamento, só sai vapor de água – H2O. Mais inocente, impossível.

O hidrogênio que será usado para abastecer a composição virá de indústrias que já produzem o elemento como resíduo de suas operações normalmente.

Com informações da Super