Torneira brasileira elimina bactérias e agrotóxicos dos alimentos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Torneira brasileira elimina bactérias e agrotóxicos dos alimentos
Foto: divulgação / Docol

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

O Brasil desenvolveu uma torneira inovadora capaz de remover bactérias e agrotóxicos dos alimentos.

É a DocolVitalis Ozônio, criada pela Docol, empresa que fica em Joinville, Santa Catarina.

Com tecnologia nacional, a torneira promete esterilizar frutas, grãos, verduras e legumes em apenas 30 segundos.

Para fazer a limpeza, ela tem um botão que mistura Ozônio na água.

Mas não é tóxico?

Ozônio é um gás que está, por exemplo, na neblina. Ele é produzido naturalmente na estratosfera (camada acima da superfície terrestre) após a ação de raios solares ultravioleta sobre as moléculas de oxigênio (O2).

É tóxico quando está em estado de volatilidade, na superfície terrestre, chamada de troposfera, mas na água não, garante Phillip Ferreira, professor de biologia e integrante do corpo docente do Departamento de Zoologia da UnB, Universidade de Brasília.

“O Ozônio utilizado junto com a água ele é seguro. Ele dissipa-se por si só. Até o Ministério da Saúde indica essa lavagem. Recomenda-se o uso do ozônio com água mineral, porque ele não altera as propriedades químicas da água. Ele vai oxidar, destruir, algas, microorganismos contaminantes que estejam nos alimentos”, afirma.

O gás já vem sendo usado em tratamentos médico-terapêuticos, como substituto do cloro em piscinas e para tratar e eliminar bactérias e resíduos do ar, da água e tratar efluentes, entre muitas outras finalidades.

“É importante salientar que o Ozônio tem sido aplicado por mais de 100 anos em diversos processos, e até a presente data não há sequer um registro de envenenamento por ele causado”, lembra o professor.

Caso uma criança beba acidentalmente a água com Ozônio, Phillip alerta que “não fará mal. É a chamada água ozonizada. Ela limpa as impurezas do corpo”.

Eliminador de cheiros

A substância usada na torneira também tira das mãos cheiros desagradáveis de alho, cebola e peixe.

A torneira tem ainda uma alavanca que regula a vazão da água e controla a temperatura.

“Ao ser acionado, o gerador de Ozônio posicionado embaixo da bancada inicia uma reação elétrica capaz de transformar as partículas de oxigênio presentes na água em ozônio”, disse o fabricante à CasaMix.

Lançamento

A torneira foi lançada este mês na  15ª edição da Expo Revestir, em São Paulo.

O setor de vendas da Docol informou ao SóNotíciaBoa que as vendas devem começar no segundo semestre deste ano, possivelmente em setembro.

O preço ainda não foi definido.

Com informações da Docol, CasaMix e SNB