Cientistas testam tratamento sem quimioterapia para câncer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas testam tratamento sem quimioterapia para câncer
Foto: Hemera/Thinkstock

Esperança para pacientes com câncer se livrarem da quimioterapia

Pesquisadores da Universidade de Salamanca, na Espanha, desenvolveram novo tratamento atóxico.

O estudo usa nanocápsulas inteligentes capazes de reconhecer células cancerosas agindo diretamente sobre elas, especificamente em casos de câncer de pulmão.

“O que estamos tentando é abolir a dependência do paciente que passa duas horas em uma sala, submetido a tratamento, enquanto está recebendo a quimioterapia”, disse esta semana Eva Martín del Valle, professora de engenharia química e coordenadora do projeto.

Como

A técnica em estudo promete dar maior autonomia ao paciente em relação à administração do ciclo convencional dos medicamentos.

O experimento in vitro consiste no desenvolvimento de um inalador aerossol que funcione de forma convencional, sem gerar reações adversas ao entrar em contato com o tecido pulmonar.

O experimento pretende diminuir a quantidade de remédios, reduzindo a toxicidade e melhorando seus efeitos.

“80% do fármaco administrado não é utilizado, mas tem que ser metabolizado ou expulso pelo organismo”.

A pesquisadora calcula que os testes em ratos começarão em no máximo dois anos.

Câncer em impressões 3D

Por enquanto, para garantir a aprovação do uso deste tratamento, a equipe espanhola tem desenvolvido espécies de “tumores” utilizando impressoras 3D em compartimentos que permitem o crescimento das células tumorais de forma estruturada.

Isso está sendo feito para que os resultados sejam mais próximos da realidade e demonstrem maior segurança antes de começarem os testes em animais.

Com informações da EFE e Veja