Salvador dá dias de folga para quem vai trabalhar de bike

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Salvador dá dias de folga para quem vai trabalhar de bike
Foto: Valter Pontes/Agecom

Bicicleta todo dia. A 15 dias indo trabalhar pedalando, o servidor poderá ter um dia de folga.

A novidade – que pode ser copiada em outras cidades – vem de Salvador, na Bahia e vale para servidores da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).

O projeto piloto, que entrou em vigor este mês, é uma ótima alternativa para melhorar o trânsito, diminuir e a poluição e incentivar os servidores a fazerem exercícios físicos.

E a capital baiana se preparou para isso: tem três tipos diferentes de áreas para ciclistas, que juntas somam 145,04 km.

São 32,50 km de ciclofaixas – segregadas por uma mureta ou outro tipo de limite, onde não é permitido o transito de veículos motorizados.

Mais 59,24 km de ciclorrotas – via para ciclistas que é pintada com a delimitação do espaço (também não é permitido o transito de veículos motorizados).

E outros 53,40 km de ciclovias – área compartilhada entre veículos e ciclistas, onde o ciclista e o condutor de veículos devem ter mais atenção. Geralmente são colocadas para ligar duas ciclovias ou duas ciclofaixas.

Como

Para receber o benefício, o servidor deve comprovar o deslocamento por meio de uma declaração.

No documento, vão constar os dias em que ele utilizou a bicicleta para ir ao trabalho, as assinaturas do beneficiado e do servidor encarregado de exercer a fiscalização do uso da bicicleta.

Após o procedimento, o documento deverá ser encaminhado à Coordenadoria Administrativa da secretaria até o quinto dia útil do mês subsequente.

A folga será previamente autorizada pela chefia do servidor.

A resolução tem como base a Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).

A medida pretende integrar o transporte urbano não motorizado ao cotidiano da cidade e promover o desenvolvimento sustentável na capital.

Com informações do G1